terça-feira, 19 de dezembro de 2023


Contas da Feira de Santa Iria

Ena tanta paparoca!


Suponho que a senhora vereadora Rita da Cunha (que apelido, para uma autarca no país das cunhas, mas aí ela não tem culpa alguma, a não ser que também...), vai pensar que ainda agora começou a sua etapa autárquica e já estão contra ela. A ser o caso, posso garantir que não senhora. Nem sequer tenho a honra de a conhecer, pelo que não posso estar contra quem ignoro. Noutros termos, e para que se entenda melhor, o que segue é com a função e não com a cidadã que a desempenha.. Nada de pessoal portanto.
Estive a ler em diagonal as contas da Feira de Santa Iria e fiquei com três dúvidas que, estou certo, a senhora vereadora se apressará a esclarecer, porque a isso tenho direito enquanto contribuinte. Desde logo, a montagem e desmontagem do palco. Estão incluídas na rubrica "montagem de stands"? Se afirmativo, não devia, pois pagando-se 3.075 euros pela gravação video dos concertos (que depois vai servir para quê?), convinha saber quanto custou montar e desmontar o palco, para adicionar aos custos dos concertos.
Há depois um total de 121.745 euros para "animação/produção". Em contas públicas, com o dinheiro de todos nós contribuintes, é demasiado vago  Convém saber sempre quem recebeu o quê e quando, de forma detalhada, designadamente por razões fiscais, e também por causa dos eventuais retornos "por baixo da mesa". Sobretudo na província, onde é tudo muito familiar...
Finalmente, 5.265 euros de refeições, em restaurantes de classe média-alta (Tabuleiro, Jardim, Claustro, Belpaço), é muita paparoca em pouco dias. Para quem? A que propósito? Não me diga que pagaram aos artistas-cantantes a preços europeus, e depois ainda lhes ofereceram a paparoca. Era só o que faltava, mas em Tomar, com os hábitos filipinos, nunca se sabe. Ou terão sido "almoços de trabalho" do tipo daqueles com lagosta e vinhos caros, de que falou recentemente a informação em Oeiras?
5.265 euros em dez dias, são 526 euros por dia, ou seja dez refeições a 52 euros cada. É um bocadito para o exagero, ou não? Venham daí esses esclarecimentos.


4 comentários:

  1. Você espere sentado!!! Então quem apresentou as contas foi a FF!!! Já lá vão umas 7 ou oito reuniões de câmara e ela ainda não abriu a boca!!! O chefe dela na ultima entrevista que deu á Hertz há duas semanas disse que não existe nenhum curso para exercer funções de vereador (fica a dica para o João Coroado), e que demora tempo á pessoa para se habituar, ele, a Anabela Freitas e o Hélder Henriques já tinham exercido funções de chefia mas a FF e a Rita Cunha não. Ela gere um orçamento, ela gere pessoas, e as equipas dela não podem ser boas, então se o general é mau como é que os soldados podem ser bons?!!! Ela está a estagiar com 2500 euros por mês. Eu acho esta situação uma vergonha e acho incrível como é que o PSD não chama atenção a isto... podiam dizer: Então é a FF é que vem apresentar as contas, a vereadora Rita, uma pessoa com um curso superior, uma doutora, não tem capacidade de explicar as contas e de explicar que o prejuízo é menor que no ano passado apesar da inflação e que é importante os concertos para não deixar morrer a feira....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou habituado a esperar sentado. Agora, por exemplo, continuo a aguardar o esclarecimento sobre as despesas da Filipinha na FITUR-Madrid, e os resultados das análises à poluição do Nabão, bem como um relatório pormenorizado àcerca do "fungo do buxo". Pior do que eu estão os jornalistas locais. As eleições internas do PS terminaram no sábado, hoje é terça-feira e eles ainda não publicaram nada, certamente porque continuam à espera do comunicado do partido com os resultados. Ou estou a ver mal?

      Eliminar
  2. Estive a ler uma notícia na Hertz que para minha surpresa TAD3 não mencionou até agora. Então o mordomo da festa dos tabuleiros assegura que vão haver contas positivas de 50 a 70 mil euros!!! E admite, o que já é um facto, a transferência de 1 milhão e 300 mil da câmara. Já viu a cara de pau desta gente???!!! Eles de burros não têm nada logo têm de estar de má fé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão. Não publiquei porque me pareceu de tal forma enorme e ridículo, que achei preferível o silêncio. Mas comentei o assunto no Facebook, na página do António Freitas, que já vai com bastantes comentários. Faça favor de lá ir e depois diga-me alguma coisa. Votos de Feliz Natal e Bom ano novo, para si e para os seus.

      Eliminar