Cidade antiga
Tomarenses vêem muito mal
Há mesmo casos de evidente miopia
É verdade, há na urbe casos de evidente miopia, ou coisa ainda pior. Moisés Maia Carlos publicou no Facebook, no Grupo de amigos da fotografia de Tomar, a imagem supra, da Rua do Teatro vista a partir da Rua do Pé da Costa de Baixo. Pouco tempo decorrido, Donzília Antunes foi taxativa: "Está ficando tudo muito velho, é uma pena." Um azar do caneco. Os prédios que se vêem na imagem foram todos restaurados nos últimos dez anos.
O autor da imagem respondeu logo a seguir, tentando melhorar a situação: "Esta altura do ano também não favorece. Tem havido muito restauro e a cidade (parte velha) está muito mais habitada agora." Nem a comentadora, nem o fotógrafo, repararam no magnífico relvado espontâneo de ambos os lados da rua. Ou então viram, mas pareceu-lhes natural. Uma pessoa habitua-se a tudo. Uns mais depressa que outros.
Posição curiosa a do Moisés Carlos. Não reparou nas ervas daminhas, mas assinalou algo que só ele vê. Asseverou que "a cidade (parte velha) está muito mais habitada agora", situação que o autor destas linhas, que mora na rua ao lado, não pode confirmar de modo algum. Cada vez mora menos gente por ali, exceptuando uns turistas que compraram um pequeno prédio, mas só vêm nas férias, e uns imigrantes paquistaneses que fazem um chinfrim desgraçado. Mudam-se os tempos, como escreveu Camões, que também via mal porque era zarolho.
Sem comentários:
Enviar um comentário