segunda-feira, 20 de março de 2023



Vida local

A esperança é sempre a última a morrer

https://observador.pt/2023/03/19/rentes-de-carvalho-o-estrangeiro/

Conquanto tendo sempre por companhia o verso de Camões "Triste ando eu velida que sei ser o meu mal sem esperança...", também nunca esqueço ser a esperança a última a morrer. Donde a ideia de propor a leitura da crónica do link supra e, se possível, do próprio livro, agora reeditado. Dirijo-me sobretudo, já se vê, à minoria da minoria dos tomarenses que ainda lêem livros. Os outros não costumam olhar para estas crónicas.
Rentes de Carvalho, um transmontano emigrante político que correu mundo, acabando por se fixar da Holanda, onde foi professor, escreveu em 1972 o livro agora reeditado. Nele procura mostrar os holandeses tal como eles são, ou seja um retrato fiel e por isso nada agradável, antes pelo contrário. Apesar disso,  (ou por isso mesmo?) a obra conheceu um relativo sucesso. Prova evidente de algum êxito, é a sua reedição em ambos os países, meio século mais tarde.
Naturalmente muito melhor do que eu em relação aos tomarenses, Rentes de Carvalho descreve os holandeses sem condescendência, exactamente porque eles próprios nunca são nada condescendentes. Nem com os patrícios, nem com os estrangeiros. Recorde-se aqui a intervenção de um ministro das finanças, agora dirigente europeu, que em tempos criticou publicamente o excesso de ajudas europeias aos países do sul, que têm tendência para gastar tudo em putas e vinho verde, afirmou ele então. E sobretudo os tomarenses ficaram escandalizados...porque é verdade. Festarolas, obras sobretudo para ornamentar, mais de meio milhão para a cultura popular, é o quê senão esbanjar recursos europeus?
Por muito menos, os tomarenses só ainda não me mandaram prender, ou pelo menos calar, porque não têm como. Mas vão fazendo o possível. Ninguém publica prosa minha. Entre a liberdade crítica e a gamela, escolhem a gamela. E não porque eu escreva falsidades, ou a escrita seja canhestra. Pelo contrário, apenas porque mostro os nabantinos tal como eles são, com as inevitáveis excepções. E a fotografia nunca lhes agrada. Gostam muito mais dos subsídios, com uma ou outra condecoração, aqui e acolá. Quando o poder local mudar, fingem que mudam também. Adaptam-se ao novo modelo de biberão. É também isso que nos separa. Eu mamei nos seios da minha mãe. Eles já foram habituados às tetinas aprovadas desde o nascimento.
Mas vão lá explicar isso a gente intolerante, sectária, hipócrita, invejosa e intelectualmente pouco dotada! Rentes de Carvalho tem a coragem de escrever desassombradamente sobre o povo e o país que o acolheram, sem que daí lhe advenham problemas de convivência. No que me toca, tem sido o oposto. Apesar de nunca escrever sobre os franceses, por entender que não tenho arcaboiço para tanto, mesmo limitando-me aos meus conterrâneos, já tive aborrecimentos que cheguem. E não ignoro que os meus textos agradam realmente a bem poucos. Mas irritam a maioria. Sobretudo os que  não os lêem.
Estamos na periferia da periferia da União Europeia, e isso nota-se. Não tanto pela ignorância e o imobilismo reinantes. Sobretudo pela inabalável auto-convicção de que os tacanhos é que estão cheios de razão,  que evoluir é mau, e que inovação é sempre condenável, salvo sendo só para fingir. Por isso escrevi no início que "sei ser o meu mal sem esperança". Os que não mudaram até aqui, também não é agora que vão mudar. 
Mas fica dito, para memória futura.

Sem comentários:

Enviar um comentário