terça-feira, 14 de março de 2023

 


O caso do Flecheiro

Acentua-se a alergia à crítica

É também por isso que chego a temer pela salvação de Tomar. A afundar-se pouco a pouco, como todos podem constatar sem óculos partidários, a situação tende a piorar, e não a melhorar, como seria desejável. O mesmo que se passa com os eleitos da maioria. Desde o início do primeiro mandato que se tornou notória a alergia à crítica, nitidamente por falta de arcaboiço cultural para amortecer os choques.
Tratando-se apesar disso de pessoas frequentáveis, com alguma formação e experiência de vida, seria de esperar que, com o tempo, a tal alergia se fosse esbatendo. Puro engano! É o contrário que está a acontecer. Quanto mais mudam, mais estão piores, diria o povo.
Sobre a questão do Flecheiro, até nestas colunas já se disse que foi uma política corajosa, infelizmente mal executada e sem medir capazmente todas as suas consequências. Pois mesmo assim, aos que mandam não lhes agrada a dissidência. Quem não comunga das suas ideias, é um inimigo a abater, mesmo e sobretudo se for tomarense. Está em causa a manutenção no poder, custe o que custar.
Agora deu-lhes para o ataque disfarçado, tendo por fim desacreditar quem contesta. Um intelectual respeitado, que em tempos foi maoista, mas agora também é anabelista, ao que parece, saiu-se com uma no  Facebook, que só podia lembrar a gente ligada à revolução cultural chinesa. Escreveu ele que, face à evolução do problema, está à espera, e já prevê, que acabem por acusar a maioria socialista local de deportação em massa, estilo Estaline, quando se referem ao realojamento dos ciganos do Flecheiro.
Nem tanto prezado conterrâneo! Deixe-se de exageros pestilentos. O caminho não é por aí. Passa antes por reconhecer os erros, aceitar a crítica e abster-se de malévolos processos de intenção. O pior ainda está para acontecer, e então veremos qual era a linha justa e a outra, para usar prosa caduca. Por agora resta adoptar a velha consigna: "Não responder a provocações."


Sem comentários:

Enviar um comentário