sexta-feira, 3 de março de 2023

 


Turismo cultural

O EXEMPLO DO MONT ST MICHEL

Na altura em que Tomar celebra os seus 863 anos, pareceu útil procurar outro monumento Património da Humanidade, para apresentar como exemplo de sucesso. Escolheu-se o Mont St Michel, na costa normanda, a 340 quilómetros a oeste de Paris.
É uma abadia bem mais antiga que Tomar, pois data de 708, o que lhe dá a bonita idade de 1.315 anos. Chamam-lhe "La merveille" e está situada numa pequena ilha, cuja população actual é de 46 residentes permanentes. Mas têm um "maire", o presidente da câmara, eleito por eles, como qualquer outra comuna francesa.
Apesar da pouca população residente, segundo o Établissement Publique que gere o monumento, em Julho e Agosto de 2022 registaram mais de um milhão de visitantes. Notável, tendo em conta que a entrada mínima no monumento custa 12 euros (20 para visita guiada) e que uma excursão de 14 horas a partir de Paris, pode variar entre os 140 e os 210 euros, dependendo das prestações.
Naturalmente, as estrutura de acolhimento são modernas e completas. Amplos parques de estacionamento a 3 quilómetros da ilha, vai-vem a cada quarto de hora, video vigilância, pórticos electrónicos em cada entrada, guarda-sacos e guarda-malas, bilhética automática, guias em francês, inglês, alemão, espanhol, italiano, português, russo, chinês e japonês, amplas e modernas instalações sanitárias, cafetarias e cafés, etc. etc.
A juntar a tudo isto, ruas impecáveis, sem ervas, nem lixo, nem ratos, e uma sinalização completa. Logo à entrada e em toda a informação sobre o Mont St. Michel, pode ler-se "As ruas são íngremes e há muitos degraus, tanto cá fora como no interior da Abadia. Visita não aconselhável para pessoas com dificuldades motoras, ou em cadeira de rodas."
Outras terras. Outros hábitos. Gente aberta ao Mundo e à modernidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário