sexta-feira, 17 de março de 2023

Autarquia

Aviso à navegação nabantina

Alguns leitores queixaram-se.  Dizem que não conseguiram entender a crónica anterior, nem a evidente má vontade de Tomar a dianteira 3 contra a maioria socialista. Pois vamos lá então tentar esclarecer esses dois pontos. 
Antes de mais, não há qualquer má vontade, evidente ou não, contra os socialistas ou quaisquer outros conterrâneos. Apenas um olhar rigoroso e impiedoso sobre os actos dos eleitos, que quando se candidataram já sabiam muito bem no que se iam meter. Agora queixam-se de quê, afinal? As críticas contêm falsidades? Há os tribunais. As críticas são desagradáveis? Renunciam aos lugares que ocupam, e logo deixarão de ser criticados aqui.
Indo ao âmago da questão, ao essencial do problema, Tomar a dianteira 3 pretende saber, para ficar tranquilo,  1 - Se o licenciamento das obras da Estalagem de Santa Iria respeitou todos os parâmetros legais em vigor; 2 - Se os esgotos da Estalagem, agora com mais quartos, continuam ligados às fossas rotas situadas do lado poente, ou se entretanto foram conectados à rede urbana de saneamento.
Sucessivamente, a Câmara informou que estava à disposição a documentação solicitada; que afinal a dita documentação estava desactualizada, pelo que não podia ser consultada; e finalmente que os esgotos da Estalagem estão ligados à rede urbana de saneamento por um sistema de bombagem, não podendo contudo facultar o respectivo projecto, que não conseguiram encontrar.
Convenhamos que não é nada tranquilizador para um munícipe. Respostas camarárias que se anulam, e a admissão implícita de que terá havido obras de saneamento executadas pela própria Câmara, num edifício seu, aparentemente sem licença nem projecto, uma vez que não o conseguem encontrar.
Agravando a questão, trata-se de uma unidade hoteleira de propriedade municipal, pelo que uma de duas: Ou demonstram em tempo útil que foram cumpridas todas as normas no licenciamento das recentes obras de ampliação, incluindo o projecto da alegada ligação por bombagem à rede de saneamento urbano. Ou não conseguem chegar a tanto, e a ASAE terá de intervir, suspendendo a actividade, por não ser aceitável que uma unidade hoteleira em plena cidade ainda use fossas rotas para escoar os seus esgotos, para mais situadas mesmo ao lado do Nabão.
Basicamente é isto, não havendo outra saída: Ou Tomar a dianteira 3 consegue a solicitada visita guiada, acompanhada por técnicos, durante a qual terá de ser efectuado um teste de ligação dos esgotos à rede urbana de saneamento, ou terão de proceder. mais tarde,  a uma demonstração similar para os técnicos da ASAE. A escolha é da autarquia, que nem poderá alegar falta de tempo, ou de não ter sido prevenida oportunamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário