sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

 


Autarquia - Gestão de funcionários

Futuro tenso e incerto para os funcionários camarários

Cautelosa e calculista como se tem mostrado, a srª presidente da Câmara terá decerto ponderado com tempo estas declarações, perante o parlamento municipal:

https://radiohertz.pt/tomar-anabela-freitas-admitiu-que-o-quadro-de-pessoal-do-municipio-nao-esta-adequado-para-as-necessidades/

Ante a surpresa causada por tão corajosa posição de uma eleita que, recorde-se, é também técnica superior de emprego e formação profissional, Tomar a dianteira 3 procurou recolher à distância algumas reacções entre os visados:

1 - "Já era de esperar. Como não precisa mais dos votos da malta, porque está no último mandato, vinga-se. Aproveita para dar a facada final. Mas cá se fazem, cá se pagam"

2 - "Ela está a falar de quê? Competência política? Capacidade profissional? Qualidades pessoais? Tenho a impressão que tem dois objetivos, colocar mais alguns na prateleira e recrutar mais uns camaradas, mesmo que não sejam do melhor que há em termos profissionais. Você sabe como são os concursos."

3 - "Foi feita alguma auditoria externa, para apurar quais são mesmo as novas competências necessárias para o novo projeto autárquico? Mas se nesta altura a gente nem sabe se há planos a médio e longo prazo..."

4 - "É a vingança contra a dança dos planos de pormenor, na sequência do golpe palaciano de 2015, mas o tiro pode sair-lhe pela culatra."

5 - "Há funcionários bons, competentes, humanos, e outros  que nem tanto,  na Cãmara de Tomar, como em qualquer outro organismo. O problema são os de "confiança política", trazidos pela maioria PS, e regra geral de qualidade abaixo da média."

Por esta amostragem reduzida,  percebe-se que vêm aí várias tempestades, de intensidade variável, num organismo público que há anos vive praticamente em autogestão, em muitos aspectos. Um dos lemas da casa continua a ser "Os eleitos passam, os funcionários ficam" e contra isto é extremamente difícil obter resultados positivos. Melhores resultados? Oxalá! Mais despesa? De certeza!

Votos de Bom ano novo, com melhores funcionários autárquicos e eleitos com planos a médio prazo.

1 comentário: