segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

 


Política local - civismo - solidariedade

Cada vez mais gente casca grossa

Noticiou o Tomar na rede que houve uma queda com consequências graves (fractura da bacia), na escada de acesso ao novo centro de vacinação. Pouco tempo depois,  a autarquia mandou colocar um corrimão de cada lado, o que levou a mesma fonte informativa a denunciar a evidente falta de planeamento. É um facto. Praticamente, não há planeamento municipal. Só depois de desmantelarem o "skatódromo" da Estrada da Serra é que anunciaram um projecto semelhante de susbstituição, para aquela nesga entre a estação da REFER e a Rodoviária.
A maioria socialista navega à vista desde que ascendeu inesperadamente ao poder, em 2013. Não tem planos para nada, nem vontade de os mandar fazer. Prefere continuar à pesca do que for aparecendo, consoante as pressões daqui ou dali. Não sabem para onde querem ir, ignoram para onde vão, e tão pouco sabem a que velocidade.
Assim se explica que, com tantas carências, nomeadamente na área da hospitalidade turística, sector das infra-estruturas, apenas venham para Tomar pouco mais de quatro milhões de euros, provenientes da bazuca europeia, para obras no Convento de Cristo, que ainda ninguém sabe com precisão quais vão ser. A Câmara não candidatou qualquer projecto, nem o podia fazer, uma vez que ainda está quase tudo por fazer. Ao cabo de oito anos no poder, começa a notar-se demasiado.
Apesar de tão preocupante situação, tanto o PS como o PSD conseguiram no concelho excelentes resultados eleitorais em Setembro passado. A revelar a ignorância geral que por aí vai. Os 50% que ainda vão votar, são na sua maioria pessoas que não agem por mal, mas votam sem a noção clara das consequências desse voto.
E os eleitos, todos inchados de orgulho, insistem no convencimento de que governaram muito bem, como provam os votos que conseguiram. Segundo eles, os críticos são todos uns invejosos mal intencionados, para os quais nunca nada está bem. Só os que abancam à volta da gamela municipal é que não.
Para que quem assim pensa possa ter uma ideia mais aproximada da situação real na cidade e no concelho, nada melhor que uma opinião de alguém que não sendo tomarense, já vive no concelho há mais de 20 anos:

"Há uma enorme falta de respeito pelo outro. Sou de Abrantes, mas resido em Tomar há mais de 23 anos, e já perdi a conta às vezes que ia sendo atropelada nas passadeiras desta cidade templária, pois raramente param e/ou abrandam, ou contornam os peões.
Relativo ao estacionamento abusivo, basta diariamente ir ao Continente e ver viaturas sem dístico estacionadas nos lugares para deficientes ou grávidas, assim como na rua Amorim Rosa, no lugar das cargas e descargas. São clientes que vão almoçar à Marisqueira, ou outros lados, e deixam ali as suas viaturas por mais de 1h, comprometendo esse estacionamento.
E no fim, se dissermos alguma coisa a alguém, ainda se riem na nossa cara ou nos ofendem."

(Comentário copiado do Tomar na rede, A imagem é nossa o comentário é seu, de 19/12/2021)

A Guilhermina refere-se às passadeiras para peões, ao estacionamento abusivo, e à intolerância perante a crítica, mas infelizmente o comportamento é idêntico noutras circunstâncias. Vai até à constante arrogância dos senhores autarcas e apaniguados, que se habituaram a falar de cima para baixo. Esquecem-se que, numa república laica como a nossa,  somos todos iguais em direitos e obrigações. Não há os de cima e os de baixo. Só gente casca grossa, que mal sabe servir-se dos talheres à mesa, quanto mais agora comportar-se adequadamente em termos gerais, é que não compreende ou não quer compreender isto. Não lhes convém.

(Julgo que nem sequer tenho que pedir desculpa aos meus queridos conterrâneos por ser tão assertivo.  O carapuço só serve a quem o queira enfiar. Se acha que é o seu caso, o  melhor será adoptar outro comportamento mais lhano.)


ADENDA

Só num segundo tempo me dei conta que o significado de "comportamento mais lhano", não está ao alcance de todos os leitores. Para os que não entenderam, eis a origem e os muitos significados da palavra:

Lhano é uma palavra de origem espanhola, que pode significar, consoante o contexto, franco, sincero, verdadeiro, amável, afável, simples, despretensioso, natural, singelo, leal, desafectado. 

Tudo aquilo que muitos tomarenses não são, antes pelo contrário.

Sem comentários:

Enviar um comentário