terça-feira, 14 de dezembro de 2021

 





Turismo - cultura - planeamento

Não é para comparar

"Turismo cultural na orla é aposta para retomada de 2022 em Fortaleza. Em elaboração parceria entre as secretarias do Turismo e da Cultura do Município que prevê integrar Barra do Ceará ao Parque natural de Sabiaguaba."

..."Entre outras intervenções, o projeto Beira Mar de Todos, inicialmente previsto para ser concluído neste mês, mas que somente deve ser terminado no início do próximo ano, prevê a construção de 62 novos quiosques e a reformulação da feirinha de artesanato, que contará com 707 boxes fixos. O atraso não deve interferir nas articulações entre a Secretaria Municipal de Turismo e a Secretaria Municipal de Cultura, para definir um programa voltado para a integração das duas cadeias produtivas económicas."
Nesta semana, os secretários municipais da Cultura e do Turismo vão reunir para planejar um projeto ousado de turismo cultural na nossa orla..."

BEATRZ CAVALCANTE
DIÁRIO O POVO
ECONOMIA Página 13 da edição impressa de 13/12/2021

Não é para comparar. Apenas para ajudar a perceber porque é que Fortaleza, com menos de 300 anos de existência, vai a caminho dos 3 milhões de habitantes, e Tomar, com 861 anos, vai regredindo dos 40 mil para os 35 mil habitantes.
Em Fortaleza reúnem para "planejar", designadamente na área do turismo cultural. Em Tomar nem se dão conta da falta que faz um bom plano local de turismo nos tempos que correm, com tanto dinheiro europeu disponível. Devem pensar que basta ir a Fátima, rezar um bocadinho, e esperar que aconteça o milagre da multiplicação dos turistas que gastam bastante. Infelizmente temos cada vez menos habitantes, mas mesmo assim continua a haver gente para tudo. Até para tristes figuras, desde que bem remuneradas.

5 comentários:

  1. Pois, estamos cada vez mais de acordo... todos ao molho e fé na virgem...assim haveremos de ter turismo organizado, serio e consequente.

    ResponderEliminar
  2. É com espanto que reajo á maneira como o António Rebelo fala do Brasil como um país de primeiro mundo, eu não tinha essa percepção. Já quando foi o início das vacinas Covid o António Rebelo elogiou aqui o sistema brasileiro. Eu já conheci é convivi com talvez mais de uma dúzia de brasileiros emigrantes ao longo de dezoito anos, e a nenhum deles ouvi elogiar o sistema político e económico brasileiro, pelo contrário. Imagino que o António Rebelo esteja inserido numa classe média alta aí no Brasil, onde os rendimentos médios são muito baixos. Uns vivem muito bem e outros muito mal. Votos de feliz Natal e bom ano Novo com muita saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fique descansado Helder. Apesar de poder votar aqui, uma vez que tenho o cartão RP, não tenciono votar Bolsonaro. Quanto à sua surpresa, permita-me uma correção: Eu não falo do Brasil, que conheço bastante mal (Rio, Recife, Brasília, Manaus, Brasília, S. Luís, Belém, Macapá, Ouro Preto, Congonhas, Iguaçu, Baía). Falo de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, o dobro de Portugal mas com menos população. Nunca disse que é um país do primeiro Mundo, nem ignoro os pedintes, a miséria ou as favelas. Mas já estou com as 3 doses vacinais desde Setembro, não paguei nada e aí em Portugal ainda agora estão a começar.
      A ver se nos entendemos. Na nossa querida terra acusam-me de só dizer mal. Afinal vem agora o Helder lastimar-se do contrário, ao que parece incomodado por eu dizer bem de Fortaleza.
      Concluindo, é óbvio que não vivo numa favela. Habito num apartamento mobilado de 240 mil reais (40 mil euros), na Praia de Iracema, 14º andar, a 200 metros do mar.
      Agradeço e retribuo os votos de Feliz Natal e Bom ano novo, com muita saúde e boa disposição.

      Eliminar
    2. Não me incomoda nada ler a dizer bem de fortaleza, ou do Brasil. Você está na sua página É obviamente pode e deve escrever sobre o que quiser e muito bem entender. É a sua percepção e eu obviamente respeito. Eu estava só a dar a minha opinião de surpresa em relação ao seu ponto de vista. Além da minha namorada ser Lituana eu também convivo com muitas pessoas de Leste, dos países da ex-URSS e do ex bloco comunista, Roménia, Letônia, Eslováquia, Polónia, Bulgária, etc.., e eu gosto de falar com as pessoas de como era a vida lá no tempo do comunismo, é algo que me interessa. Regra geral dizem-me que era uma 'merda'. Há uma outra pessoa que me fala bem daquilo!!!!

      Eliminar
    3. Agradeço a sua compreensão e tolerância. Algo de muito forte nos une e facilita o nosso entendimento cordial: Somos ambos emigrantes. É outra maneira de ver as coisas.
      Aproveito para esclarecer que Fortaleza e o Ceará são liderados por eleitos do PT, o partido do Lula, que vai novamente candidatar-se, apesar da idade.

      Eliminar