sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

 

Fortaleza CE -Obras no novo aterro

Fortaleza CE - Obras já concluídas entre o Mucuripe e Meireles

Fortaleza CE - A nova Beira-Mar, vendo-se na parte central a feirinha dos vendedores ambulantes, que futuramente vão passar para os pavilhões a construir no areal do lado esquerdo, no primeiro plano.

Autarquia - obras públicas

SOBRE O NOVO SKATÓDROMO

É uma boa notícia para os jovens, e os nem tanto. Vão ter um novo recinto para praticar skate -um skatódromo. Sim, porque se um recinto para corridas de cavalos é um hipódromo, e uma pista de corridas de automóveis um autódromo, o que impede que um parque para skate seja um skatódromo? Tomar alinha  assim com o aeródromo de Ponte de Sor e o Kartódromo de Évora. Cada terra tem o "ódromo" que mais convém  à mentalidade da sua população. Avionetas em Ponte de Sor, carrinhos em Évora, tábuas com rodas em Tomar.
Boa notícia por conseguinte, tratando-se mais a mais de um equipamento para urbes muito avançadas... ou com muito dinheiro europeu. Fortaleza, por exemplo, onde se está a escrever este texto, uma urbe de 2,5 milhões de habitantes, capital do Ceará, acaba de gastar milhões nos aterros, vias de comunicação, sanitários, quiosques e calçadões, que se prolongam por quilómetros à beira mar, mas não há skatódromo. Apenas ciclovias e muito espaço, asfaltado, cimentado ou lajeado, com centenas de praticantes de ciclismo, skate, kart eléctrico, trotinete e patins de rodas ou em linha. Até já se viu um skatador puxado por um cão e um patinador usando varas de esqui para aumentar a velocidade... (ver fotos)
Segundo informações do vice-presidente Cristóvão, o novo equipamento tomarense vai situar-se entre a estação da CP e a Rodoviária, uma localização excelente, que não vai incomodar ninguém com o barulho. E que permite vir de skate desde a Nabância e outros conjuntos habitacionais de além da ponte, pois para cá é sempre a descer. O pior é o regresso. (É fazer como o nordestino mencionado mais acima. Arranjar um cão Huski siberiano, Serra da Estrela ou Lobo da Alsácia, para rebocar o skate.)
https://radiohertz.pt/tomar-camara-confirma-novo-skate-parque-para-2022-sera-mesmo-junto-da-refer-e-da-central-da-camionagem/
Tudo bem portanto? Em tomarês acomodado, pode-se dizer que sim. E felicitar o autarca por ter sido tão rápido a anunciar uma alternativa. Já em português civicamente activo, a música é outra.
Desde logo porque, numa autarquia bem gerida e com a noção das prioridades, primeiro teriam providenciado o novo skatódromo, e só depois destruído o existente. Depois porque, se a localização é a priori boa e o projecto porventura excelente, a verdade é que fora da autarquia ninguém foi visto nem achado, que se saiba. E esse tempo, em que as pessoas não eram consultadas nem ouvidas, já passou. Agora, uma vez que os dinheiros são europeus, os procedimentos também o devem ser. Obrigatoriamente. Sob pena de conflitos potencialmente graves.
Neste caso do novo skatódromo, por exemplo, se por um infeliz acaso o projecto vier a desagradar, ou a  nova localização for julgada inconveniente pelos praticantes, haverá protestos. E aí, que vai fazer a actual maioria? Alardear prepotência, como faz com o novo centro de vacinação, que prejudica gravemente as actividades escolares e extra curriculares? Dizer que se trata de manipulação política de determinados partidos de protesto? Acusar os que "só sabem dizer mal"?
Começa a ser música cansativa e ainda faltam 4 longos anos para novas eleições locais.

1 comentário:

  1. Traz-nos noticias do 1º mundo...nós por cá, quase a caminhao do 3º
    Uma senhora do clube "quero, posso e mando" a comandar os destinos do Concelho e da Cidade, com birras e promessas de retaliação quando não gosta de ver e ouvir coisas na televisão, com arrnjos e conluios com camaradas e assim,...lá nos vai empurrando para não deixar perder o trilho.

    ResponderEliminar