sexta-feira, 27 de abril de 2018

Uma controversa viagem à Índia - 2

Prevaleceu o bom senso possível

Na sequência dos desenvolvimentos a ler aqui e aqui, Tomar a dianteira 3 apurou que a senhora presidente da câmara decidiu anular a sua prevista viagem à Índia, alegando motivos de saúde. Prevaleceu portanto o bom senso possível, tendo em conta os antecedentes. No que concerne a Anabela Freitas, este assunto está portanto encerrado nestas colunas. Cada qual integra as organizações que entende, desde que isso não implique fundos públicos. Resta agora a situação da senhora vereadora Filipa Fernandes, que manteve a viagem e a esta hora já estará mesmo a caminho de Nova Delhi, na Índia, onde tem lugar o previsto encontro mundial de mulheres.



Viajando com tudo pago pelo Município de Tomar, a referida eleita declarou que vai em representação da autarquia e que foi convidada por ser vereadora, não sendo membro da organização que leva a efeito o referido evento. Tomar a dianteira 3 tem na sua posse elementos que permitem afirmar o contrário. A assistente social Filipa Alexandra Ferreira Fernandes aderiu ao capítulo de Tomar da ALL/WEF em 2014 e foi agora convidada nessa condição.
Durante o previsto fórum mundial, estão anunciados dois eventos específicos com participantes de Tomar, o "Special Country focus" com uma delegação portuguesa, em 29 de Abril, e "Conversando com líderes da década", em 30 de Abril. (ver detalhes do programa, copiados da Net):


No "Special country focus", que dura 30 minutos, há 8 oradoras e 2 oradores inscritos, cinco dos quais ligados a Tomar - Anabela Freitas, Filipa Fernandes, Tânia Castilho, Carla Filipa Ferreira e Teresa Silveira.  Num país com 308 concelhos, um  deles com cinco representates num fórum mundial, é bastante estranho, não é? Até parece um encontro de amigas de bairro, em vez de um fórum mundial.
Mais estranho ainda, sendo Tomar e Abrantes as únicas autarquias portuguesas representadas, a presidente de Abrantes não integra, como oradora, a delegação portuguesa no "Special country focus". Porque será?


O outro painel previsto, o de 30 de Abril, "Conversando com líderes da década", dura uma hora, prevendo a participação de Anabela Freitas - Tomar, Maria do Céu Albuquerque - Abrantes, Lisa Gillmor, Santa Clara - USA e a deputada Sophie Hebron, da Tanzânia. Salta aos olhos o evidente interesse para Tomar deste painel  " Conversando com líderes da década". Ou não ?
Perante isto, que configura um escândalo, agora todavia menor, após a adequada decisão de Anabela Freitas, a única atitude digna da senhora vereadora Filipa Fernandes é o reembolso integral ao município dos gastos com a deslocação, um pedido de desculpa aos seus colegas do executivo e, idealmente, a demissão do cargo para que foi eleita. Por ter faltado à verdade  e por nem sequer ter sido uma escolha do PS para integrar a lista na qual foi eleita, mas apenas opção de Anabela Freitas, eventualmente  por causa da pertença à citada organização WEF/ALL, de acordo com elementos fornecidos a Tomar a dianteira 3 e provenientes  de  um membro  do PS - Tomar. 
Mas isso já são contas de outro rosário. Vivemos felizmente em democracia plena, no seio da qual cada um adere aos organismos que entende, como já antes foi dito, e participa nos eventos que lhe agradem, desde que assuma as respectivas despesas, bem entendido. E a mentira, explícita ou por omissão, nunca  é aceitável em funções públicas. Por respeito para com os eleitores.

Três perguntas, a fechar: A viagem das duas autarcas à Índia, em representação do Município,  foi previamente apresentada e debatida no executivo, como mandam as boas regras democráticas? Que disse a oposição a tal respeito? E o que vai dizer agora, em nome dos seus eleitores?

Sem comentários:

Enviar um comentário