Tomar promove-se na segunda maior feira de Turismo (FIT na Guarda), que apostou há cinco anos no mercado espanhol, com 60 milhões de pessoas
"Península Ibérica quer ser maior destino turístico mundial", disse a Secretária de Estado do Turismo
António Freitas
Tem crescido tanto nos últimos anos, que é já considerada a segunda maior feira de turismo do país, logo a seguir à Bolsa de Turismo de Lisboa. Além disso é a única de âmbito ibérico, garante a organização. Na sua 5.ª edição, a Feira Ibérica de Turismo (FIT), realizou-se entre 28 de abril e 1 de maio, na Guarda, e contou com 200 expositores, 20 dos quais de Espanha.
A feira é vocacionada para profissionais do setor e para outros interessados. Participaram regiões de turismo, agências de viagens, hotéis, termas, associações de municípios, comunidades intermunicipais, autarquias, empresas de enoturismo e ligadas ao desporto de aventura, gastronomia ou artesanato, e organismos oficiais.
A FIT decorreu no Parque Urbano do Rio Diz, celebrando este ano a eleição de Portugal, pela World Travel Awards, como o ‘Melhor Destino Turístico do Mundo’ em 2017. A cidade espanhola de Salamanca é o destino convidado, mas como feira ibérica, Portugal e Espanha estão sempre em destaque.
O recinto da feira tem cerca de 10 mil metros quadrados de área coberta e para o percorrer “o visitante terá que andar perto de um quilómetro”, segundo a organização.
O espaço é composto por cinco estruturas, e a Feira Ibérica de Turismo tem também animação, espetáculos musicais, atividades de lazer e desporto. A FIT foi uma aposta da câmara liderada por Álvaro Amaro, que antes foi secretário de Estado e presidente da Câmara de Gouveia
A sessão inaugural contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. O bilhete diário custa dois euros e o geral, para os quatro dias, cinco euros. Os miúdos até aos 12 anos não pagam
Segundo a secretrária de Estado do Turismo, tomarense por afinidade “Portugal está a trabalhar com Espanha para transformar a Península Ibérica no maior destino turístico do mundo e a Feira Ibérica da Guarda mostra que o trabalho conjunto "é inevitável. "[A Feira Ibérica de Turismo] é mais uma ação que mostra como é inevitável e é ótimo que trabalhemos em conjunto. Se juntarmos Portugal e Espanha, a Península Ibérica transforma-se no maior destino [turístico] do mundo. Isto é um ativo que nenhum dos países quer desperdiçar", disse Ana Mendes Godinho, na Guarda.
Portugal e Espanha estão a fazer um trabalho conjunto no setor do Turismo, existindo várias ações "para promover quer as regiões transfronteiriças quer os produtos, que são produtos que comunicam entre os dois países". A título de exemplo, referiu que um dos produtos turísticos que une ambos os países é o rio Douro. "Se pensarmos no rio Douro/Duero, o rio transforma-se no melhor e maior rio produtor de vinho do mundo", apontou.
Portugal e Espanha estão a fazer um trabalho conjunto no setor do Turismo, existindo várias ações "para promover quer as regiões transfronteiriças quer os produtos, que são produtos que comunicam entre os dois países". A título de exemplo, referiu que um dos produtos turísticos que une ambos os países é o rio Douro. "Se pensarmos no rio Douro/Duero, o rio transforma-se no melhor e maior rio produtor de vinho do mundo", apontou.
Segundo Ana Mendes Godinho, se for tida em conta a "lógica ibérica", verifica-se a existência de "um mercado de 60 milhões [de pessoas], que é um mercado muito mais apelativo para todos, em termos até de captação de investimento".
"E, depois, ganhamos escala em termos de capacidade de comunicar que o melhor destino do mundo, que é Portugal, faz parte do maior destino do mundo que é a Ibéria", concluiu.
O evento, que tem vindo a afirmar-se como "um dos mais importantes certames do setor do Turismo do país", tem a cidade espanhola de Salamanca como destino convidado e dias dedicados a outros destinos turísticos do país vizinho.
Com a realização da feira, a Câmara da Guarda pretende "incentivar a troca de experiências, abrindo as portas a novos mercados, bem como a produtos turísticos diferenciadores, e ainda dar a conhecer o património natural e histórico e a gastronomia, atraindo turistas, visitantes e também investidores".
A autarquia considera ainda que, "como plataforma transfronteiriça no panorama nacional e ibérico dos eventos ligados ao turismo, a FIT é uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos endógenos de uma vasta e riquíssima região".
Tomar marcou presença com um dos mais atractivos stands e com a dedicação das funcionárias do turismo do município, tendo o mesmo sido visitado pela presidente da Câmara, como mostra a foto acima, copiada do facebook pessoal das referidas técnicas tomarenses presentes. A primeira participação de Tomar é salutar e de louvar, já que estamos na Rota das Judiarias e a Guarda é uma das principais portas de entrada de turistas por via terrestre. Depois desta participação, espera-se que Madrid, ou outras cidades como Paris, estejam no plano estratégico de divulgação da nossa cidade.
O caminho faz-se andando, mas a Índia é por agora demasiado longe e pode agravar otites, por causa das viagens aéreas.
O caminho faz-se andando, mas a Índia é por agora demasiado longe e pode agravar otites, por causa das viagens aéreas.
Texto editado por Tomar a dianteira 3
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