domingo, 22 de abril de 2018

E se acontecer em Tomar?

"O Mont-Saint-Michel está a ser evacuado. As autoridades procuram um indivíduo suspeito"

"Está a acontecer. Um dos locais turísticos mais visitados de França [2,3 milhões de visitantes em 2017] está a ser evacuado neste domingo de manhã, por precaução, devido à presença de um indivíduo suspeito.

Le Monde/AFP, 22/04/2018, às 10H50. Actualizado às 11H13, hora de Paris"

O  Mont-Saint- Michel foi evacuado na manhã deste domingo "por precaução". Todos os habitantes e visitantes foram afastados da localidade, devido à presença de um indivíduo suspeito, que ameaçou atacar as autoridades.




Várias testemunhas tinham assinalado esta pessoa quando entrou na povoação, uma das mais visitadas de França, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, anunciou a Guarda Republicana [gendarmerie]. O presidente da câmara local, Yann Galton, confirmou à TV France 3 Normandie, que as autoridades procuram um indivíduo com um comportamento suspeito.
Cerca das 07H45, no vai-vem que transporta os turistas entre o estacionamento obrigatório e o Mont-Saint-Michel, um guia turístico avisou as autoridades que um homem tinha feito durante o transporte ameaças à polícia e à guarda republicana. O visitante em questão foi depois seguido pelas câmaras de vigilância da polícia municipal, tendo conseguido escapar-se a partir de dada altura, esclareceu uma fonte próxima do processo.

Bloqueado o afluxo de turistas

O ingresso na ilha de novos visitantes foi bloqueado. Os clientes dos hotéis foram evacuados com calma e não se registaram incidentes. A Abadia foi encerrada como medida de precaução. Um helicóptero da polícia sobrevoa a baixa altitude a povoação e a secção de investigação da PJ de Caen foi accionada.
A Prefeitura da Mancha marcou uma conferêcnia de imprensa para o final da manhã.
"Estávamos no hotel e pediram-nos para evacuar o Mont-Saint-Michel, disse um jovem turista presente no local. Vi que alguns estabelecimentos comerciais estavam fechados e que toda a gente fora evacuada. Agora estou à espera do vai-vem para regressar ao carro e ir-me embora. Há muita gente a fazer o percurso a pé, a partir da entrada principal. Todos estão calmos, tal como as forças policiais", concluiu o jovem turista."

Mais informações no Le Monde online, logo que disponíveis.

Actualização às 15H16 de Lisboa

Segundo o prefeito da Mancha, tudo voltou à normalidade, a partir das 14H00 locais, com a reabertura dos estabelecimentos e da Abadia. O suspeito não foi encontrado, supondo-se que tenha aproveitado a acção de evacuação para se misturar com os turistas e abandonar a região.

Sem comentários:

Enviar um comentário