domingo, 29 de abril de 2018

Todos idiotas? Custa a crer...

Todos já tivemos momentos menos felizes. E até mesmo claras e inequívocas infelicidades. Impõe-se portanto ser tolerante  com o erro alheio, omitindo neste caso o nome do seu autor. Trata-se de um eleito que teve um deslize de linguagem. Escreveu no Facebook que todos os que criticam as opções da actual maioria autárquica são "idiotas que tentam destruir e enlamear o trabalho dos outros". Exactamente assim, sem tirar nem pôr:


(clique na imagem para ampliar)

A coisa é de tal forma violenta, que nem este vosso escriba, apesar de há muito crismado como demasiado agreste,  e beneficiando do estatuto facultado pela idade, ousaria ir tão longe no insulto aos conterrâneos. Questão de educação. Mal vão as coisas, quando um autarca geralmente ponderado perde as estribeiras no exercício das suas funções. Mas está dito, está dito.
No nosso colega Tomar na rede, a postagem que está na origem do comentário  supra reuniu até agora 24 comentários, na sua grande maioria contra a anunciada viagem à Índia das senhoras autarcas PS. Tudo opiniões da autoria de idiotas? Custa a crer... Faça o favor de ler ou reler os citados comentários, clicando aqui, para fundamentar uma posição que não seja idiota, tanto quanto possível.


Entretanto, emergem duas questões importantes. A primeira, para dizer que certamente o autarca em questão, uma pessoa sensata, honesta, bem formada, trabalhadora, devotada e com Mundo, uma vez recuperados os espíritos, vai concerteza concluir que procedeu menos bem e pedir desculpa aos visados. Quanto mais não seja, porque é inaceitável e sem fundamento a prática socratina, (que alguns consideram também só cretina), de condenar os que pensam de maneira diferente, como conspiradores e inimigos de facto. Na verdade, não são inimigos, nem conspiradores, nem adversários sistemáticos e de má fé. Nem procuram "enlamear o trabalho dos outros".  São apenas eleitores e conterrâneos, com direitos e deveres de cidadania iguais aos dos autarcas, que se limitam a discordar de algumas opções da maioria actual. Tal como já discordaram de maiorias anteriores. E dizem-no por escrito. Assinando sempre por baixo, no que concerne cá  ao escriba. Que se fosse realmente mais idiota que os autarcas em funções, decerto não incomodaria tantos instalados. Como escreveu Millor Fernandes, "Idiota mesmo é o sujeito que, ouvindo ou lendo uma história com duplo sentido, não entende nenhum dos dois."
A segunda questão apresenta-se bem mais complexa e inquietante. No mesmo texto onde apelida os eleitores discordantes de idiotas, o autarca em questão refere também "o esforço que iniciamos no mandato anterior, de promover, promover, promover o mais possível Tomar e as nossas coisas..."
Este vosso servidor e escravo da verdade, há mais de cinquenta anos que lê e ouve dizer "promover Tomar", "trabalhar por Tomar", "fazer coisas pela cidade e pelo concelho", "engrandecer Tomar", "lutar em prol de Tomar", "conseguir o melhor para Tomar", "honrar Tomar", e assim sucessivamente. 
Uma vez que, como todos podemos constatar, a cidade e o concelho vão de mal a pior; mesmo sem pretender enlamear o trabalho dos outros, forçoso é constatar que algo deve estar errado. Porque as coisas não batem certo. Tanto trabalho, tanto esforço, tanta boa vontade, e os resultados favoráveis não aparecem?!
Que tal um debate alargado e sereno, como propunha aqui há tempos o socialista Ferroma, para diagnosticar enfim a doença tomarense?
Era capaz de ser bem mais eficaz do que andarmos à pedrada uns nos outros.

1 comentário:

  1. Tenho acompanhado este debate aqui e no Tomar na rede. Não resisto a estar de algum modo em contato com Tomar, minha terra, minha paixão de sempre. Como foi possível eu cavar daí?! Era a crise que já então cavalgava por todo o concelho. De onde és tu? De onde é você? De onde é o senhor? Sou de Tomar!!!, respondo sempre com vaidade e orgulho. De Tomar?! Linda terra!!!, respondem todos. Maldita a hora que abalei daí!

    Tenho acompanhado os textos e comentários naqueles espaços sobre a viagem à Índia da presidenta e da vereadora da CMT para participar no WEF, Forum económico mundial com participação só de mulheres, e a primeira ideia que me veio à tola foi: POPULISMO no seu melho! A segunda ideia foram as palavras de Marcelo Caetano depois de ABRIL:

    "Para uma nação que estava a caminho de se transformar numa Suiça [não me façam rir,.....] o golpe de Estado foi o princípio do fim. Veremos alçados ao poder analfabetos, meninos mimados, escroques de toda a espécie que conhecemos de larga data. A maioria não servia para criados de quarto e chegam a presidentes de câmara, deputados, administradores" - e, certamente, a vereadores. Ai Marcelo...Marcelo...marcelinho...., raios te partam, se viesses agora a Portugal, que diria Vossa Douta Excelência? Olhe o Portugal moderno que essa "gentalha" construiu em 44 anos e dê uma olhada pelo retrovisor para comparar com os mesmos anos do seu Estado Novo, para não lhe chamar outra coisa...Descanse em paz lá no Céu, se é que existe.

    POPULISMO! É isso. Como hienas sobre os representantes do povo, sobre as suas elites, na mira de as porem em contradição, divorciadas, para depois se entregarem, a eles e ao povo ao mais inesperado ditador como vamos observando por esse mundo fora, especialmente na Europa.

    A WEF é uma organização internacional com muitos méritos. Declara-se imparcial, sem interesses ideológicos ou comerciais, concentra-se no longo prazo, nas questões regionais e locais, visa a preparação para mudanças (já em curso) exponencialmente perturbadoras.

    Vá! Foi! Foi e fez bem. Tenho a certeza que a senhora vereadora vai aprender muito, fazer bons contatos e disso deve dar conhecimento aos autarcas e à população em geral, planeando para o efeito meia dúzia de colóquios. Boa decisão da CMT.

    O mundo está a mudar a uma velocidade estonteante.

    Prontos. Já estou cansado

    ResponderEliminar