segunda-feira, 30 de abril de 2018

Informação assim, porra!

Calar-se é consentir!

Apareceu na região, há relativamente pouco tempo, um novo órgão informativo, cujo nome já é todo um programa. Chama-se mediotejo.net. Exactamente porque é suposto noticiar a actualidade do Médio Tejo. Tendo contratado em Tomar dois profissionais de reconhecida qualidade, cujos nomes se omitem pois pouco ou nada têm a ver com a matéria a apresentar, até nem começou mal. As primeiras reportagens em directo das reuniões do executivo camarário tomarense, a exemplo do que sucede nos outros municípios do mesmo agrupamento, eram interessantes porque realmente informativas. Quem lia, ficava com a ideia de estar a assistir ao conclave, mesmo encontrando-se a milhares de quilómetros, como é o caso
Infelizmente foi sol de pouca dura. Não decerto por culpa da competente e briosa jornalista, mas visivelmente em virtude de instruções recebidas, as antes reportagens passaram a pouco mais que simples repetições da ordem de trabalhos. Se por acaso tiver dúvidas a tal respeito, ou se desconfiar que se está a ser excessivamente exigente ou pessimista, faça o favor de verificar com os seus próprios olhos, clicando aqui e procurando depois os textos sobre as sucessivas reuniões.



Como se não bastasse tal vergonha -porque é disso que se trata, uma vez que os profissionais, por mais competentes, briosos e honrados que sejam, precisam de ganhar a vida, o que os força a acatar as ordens de quem lhes paga- a direcção editorial da mediotejo.net resolveu ultrapassar a última barreira. A da simples decência.

Elsa Ribeiro Gonçalves
Problemas informáticos impediram-nos de acompanhar a reunião desde o seu início. Neste momento, ainda se discute o período antes da Ordem do Dia
Elsa Ribeiro Gonçalves
Reunião entra na Ordem de Trabalhos quando são 15h23
Na reunião de 30 de Abril do executivo tomarense, cujo "período de antes da ordem do dia" se previa algo movimentado, a jornalista presente informou que, devido a dificuldades informáticas, não tinha podido reportar essa parte da reunião. Pode ter sido apenas uma infeliz coincidência. Mais uma, porque em Portugal, regra geral, as coincidências são sempre muito úteis e oportunas. Mas mesmo nesse caso, não é possível deixar de exarar aqui um protesto, em alentejano contemporâneo:  Informação assim, porra! O melhor é nem mandarem  ninguém  às reuniões, porque para faz de conta já chega. Os competentes serviços camarários tratam disso. Basta ler as ordens de trabalhos.
Infelizmente, impõe-se uma vez mais a citação do presidente Lincoln: Podem-se enganar alguns durante um certo tempo, mas é impossível enganar toda a gente durante muito tempo.
Tomem nota e ajam em consequência, que de manipuladores já estávamos bem servidos, mesmo antes de aparecerem novos órgãos informativos.

Sem comentários:

Enviar um comentário