quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Política local

 CHEGA nabantino 
com problemas de crescimento


Numa altura em que o conhecido político tomarense Luís Ferreira (um dos melhores da sua geração), augura no Facebook que a solução para substituir a actual maioria socialista, que ele apelida de ATL, pode ser o CHEGA, e um leitor radicado em Inglaterra comenta que "o CHEGA está muito forte", eis que surge o imprevisto. Como é usual em Tomar. 
Ao que se conseguiu apurar, as estruturas do partido de Ventura não parecem ser todas iguais. As comissões distritais são eleitas, mas as concelhias são nomeadas pelas distritais. Uma situação curiosa num regime democrático.
A dita anomalia, chamemos-lhe assim, não teria qualquer importância, não fora o caso de o CHEGA ter crescido tão rapidamente. Mas cresceu, e agora, com excelentes perspectivas e cheirando a lugares, aparecem candidatos e pretendentes a candidatos de todos os lados. Todos muito competentes, naturalmente. 
Ao que parece, a anterior comissão política de Tomar foi atropelada, não se sabe bem quando, por quem, nem porquê. Parece ter prevalecido o amiguismos e o compadrio, em detrimento da competência e do trabalho realizado. Adeus Vera Ribeiro?
Na ausência de notícias do próprio partido CHEGA, explicando o que se passa, há zunzuns de vária ordem. O novo presidente da concelhia será um tal senhor Ferreira, do Central Tapas, apoiado por Pedro Santos, da Rádio Cidade de Tomar, mas haverá outros. Tem de haver. 
Resta aguardar que arranjem tempo para explicar,  oralmente ou por escrito, a actual situação e quais são os seus objectivos a curto, médio e longo prazo, lamentando que haja situações que em nada contribuem para a clarificação e o prestígio da política tomarense. Tomar merece sempre o melhor.

5 comentários:

  1. Olhe que se isso for verdade é uma grande noticía, a Vera Ribeiro era muito fraquinha e o Ferreira é filho de um grande empresário, infelizmente já falecido, o sr.Ferreira da Citaves. Temos um 'cavalo' vencedor, alguém que tem no ADN os genes do empreendedorismo. Se for verdade passo a acreditar no CHEGA de Tomar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho razão alguma para duvidar das minhas fontes, que estão na origem da crónica.

      Eliminar
  2. Conhecio-o quando fui para o secundário onde foi o colégio Nuno Álvares. Era terrível e muito mau aluno, chumbou muitos anos. Este garanto-lhe que não é nenhum betinho. Depois de tantos anos já deverá ser uma pessoa totalmente diferente. É inevitável, o tempo muda as pessoas. Era muito mimado pelo pai que tinha muito dinheiro, era um industrial. Dava emprego a muita gente. Uma vez pedi emprego ao irmão Fernando que não me deu mas recebeu-me muito bem, gostei muito de falar com ele. Mas acredito que este é o disruptivo, este é um dínamo que vai por aqueles malandros da câmara a trabalhar, tem muita experiência de vida, e é gajo para dar um par de estalos a quem se portar mal na organização dele. Você pesquise por central tapas e vai ver um vídeo da hertz onde ele aparece com a mulher e veja a maneira de falar dele. Está ali um macho, os anglófonos chamam de 'a man's man'. É totalmente diferente do Cristóvão e do Carrão e é disso que Tomar precisa.

    ResponderEliminar
  3. A notícia não é de provocar euforia.
    Hélder Silva está demasiado afastado de Tomar, para comentar as coisas dessa maneira. Retifico mesmo a informação sobre a empresa do Sr. Ferreira:
    https://tomarnarede.pt/economia/manjar-dos-templarios-compra-central-tapas-e-abre-casa-de-sandes-de-leitao-em-tomar/
    Vera Ribeiro conseguiu tocar o partido, depois das últimas eleições, dar-lhe visibilidade, criar uma estrutura de apoio aos eleitos.
    A formação, competência e dedicação de Vera Ribeiro, permitiu a sobrevivência e crescimento do Chega em Tomar. Lembro que o próprio líder nas autárquicas se afastou.
    Pelo contrário, Vera Ribeiro está sempre onde é preciso, tendo assumido lugar na Assembleia de Freguesia de UF de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais, na altura da indisponibilidade dos outros eleitos.
    Do meu lado, mesmo fora do Partido, merece todo o respeito, admiração, além da amizade pessoal.
    António Rebelo pode ter razão quanto ao cheirar a lugares.
    Assunto a seguir, com atenção.
    O pior que podia acontecer a este Concelho é voltar a entregar a Câmara de bandeja ao PS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite engenheiro. Eu não conheço a Vera Ribeiro pessoalmente, como pessoa será certamente excelente. Em relação á competência da Vera Ribeiro ainda não vi nada, ela já mostrou alguma coisa???. Deu visibilidade ao partido??? Em quê???!!!! Quem dá visibilidade ao partido é o Ventura e o grupo parlamentar. O deputado municipal Américo Costa também dá alguma visibilidade, é um homem de acção, lembro-me do protesto na levada. Formação, qual formação???!!! Tirou o curso de história da academia militar mas ouvi dizer que trabalha como administrativa num consultório dentista. Eu notei um grande nervosismo dela quando concorreu a vice presidente da cmt, ela estava extremamente nervosa. Isto de falar em público não é fácil, se calhar também eu ficava nervoso, mas eu não me meto nessas alhadas.

      Eu preferia o irmão do Nuno Ferreira, o Fernando, que não tem papas na língua. Ele até participou á poucos anos num debate na levada sobre desenvolvimento sustentável onde ele deu cartas, o que não me surpreendeu porque como disse já tinha conversado com ele e fiquei com muito boa impressão. Ele até fez grandes elogios á Anabela Freitas. Eu sou de direita e também já aqui elogiei várias vezes a Anabela Freitas, e já critiquei. Ela foi a menos má até agora. De certeza que o Nuno Ferreira é uma opção mais capaz do que a Vera Ribeiro. E estou a mencionar isto sem saber quase nada da vida do Nuno, se calhar até é um estróina e derreteu a fortuna que o pai dele deixou, não sei... Mas entre a Vera e o Nuno não tenho dúvidas em votar neste...

      Eu estando de fora consigo ver coisas que quem está dentro não vê, tenho muita informação e o professor Rebelo já mencionou várias vezes que até aprecia os meus comentários. Perdoe-me a ousadia mas eu até gostava de lhe pedir a si, engenheiro Caldas que escrevesse mais aqui no TAD3. Gostava de até lhe sugerir um tema actual e que lhe é caro: 'A transição energética no concelho de Tomar'. Energética e de recursos naturais como a água. Não sei se o senhor tem tempo mas fica a dica, gostaria de ler a sua opinião fundamentada sobre o assunto. Cumprimentos

      Eliminar