quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

 Carnaval nabantino

Ora gaita para o Turismo do Centro

Com grupos de folionas e foliões desfilando todos os fins de semana ali na avenida Beira-Mar, como preparação para o Carnaval de Fortaleza, no Aterrinho da Praia de Iracema, andava todo esperançoso. Dizia para comigo -Agora é que é. Com a Anabela no comando, Tomar vai voltar a ter finalmente  eco carnavalesco a nível nacional.
A tal ponto que até arranjei uma proposta para novo patrulhamento montado da PSP, sobretudo naqueles bairros mais propensos a incidentes e por isso onde há mais queixas -1º de Maio, Caixa, Sra dos Anjos, Bairro Calé. E para abrir o cortejo de carnaval. O modelo é o policiamento na ilha de Marajó, na foz do Amazonas, em Belém do Pará, Brasil:


Vai-se a ver, ora gaita para tanto azar! Alguns tomarenses, decerto mais masoquistas, continuam a cuidar de mim de uma forma que não mereço, pois  insisto em dizer mal dos tomaristas. Desta vez mandaram-me a
newsletter do Turismo Centro de Portugal, com o cardápio dos festejos carnavalescos.


Alcobaça, Covilhã, Estarreja, Figueira da Foz, Guarda, Mealhada, Nazaré, Ovar, Torres vedras, Cabanas de Viriato, Figueira de Castelo Rodrigo, Góis e Vale de Ílhavo. A lista é longa, como se vê, mas de Tomar nada. Coitado do Honório! Nem a Santa Anabela lhe vale, mesmo com a Patrícia e o argentino. Pode ser que talvez o S. Cristóvão o abone de combustível para o desfile previsto, que é afinal uma viagem. Curta, mas uma viagem. Porque afinal o importante é mesmo o abono. O resto é música.
Os tomarenses não têm sorte nenhuma! Já não bastava aquele velho rezingão do TAD3, que nunca mais se cansa de dizer mal de Tomar e dos tomarenses, sobretudo dos magníficos políticos que temos. Agora até o Turismo do Centro resolveu silenciar o Carnaval nabantino. Por falta de qualidade, querem ver?
Tudo isto numa altura em que há, pela primeira vez em Tomar, uma atracção carnavalesca única em Portugal: Uma vereadora muda que não muda. Noutros termos, uma vereadora PS que não fala durante as reuniões do executivo, nem dá mostras de tencionar mudar. A lembrar aquele caso do especialista brasileiro, procurando sossegar um pai preocupado: -Finalmente descobri porque é que a sua filha não fala. -Então porque é, senhor doutor? -Porque é muda!
Em Tomar, ainda está por descobrir a causa do mutismo da edil socialista. Decerto não vai tardar, porque há autárquicas o ano que vem. Entretanto, lá para as bandas de Londres, o amigo e assíduo comentador Helder, vai ter de arranjar paciência para continuar a seguir as reuniões do executivo no Youtube. Se é católico, aconselho uma súplica a Santa Rita, não de Cássia mas do PS tomareiro. Pode ser que resulte, e as reuniões passem a ser mais animadas, sem irritar tanto, apesar do silêncio da Rita e do irritante paleio  da Filipinha, convencida de que é dona da razão.



Sem comentários:

Enviar um comentário