Imagem copiada de O Mirante e adaptada, com os agradecimentos de TAD3.
Turismo
TURISMO DO CENTRO:
A PROPAGANDA
COMO PROMOÇÃO TURÍSTICA
O MIRANTE | Turismo do Centro quer atrair visitantes a Fátima todo o ano
A comissão executiva da Entidade de turismo do Centro, liderada pela nossa conterrânea Anabela Freitas, esteve de visita a Fátima e Ourém para fazer promessas. Segundo O Mirante, no encontro com o reitor do santuário, e mais tarde na Câmara de Ourém, foi dito que aquele organismo promocional vai procurar
1 - Combater a sazonalidade, atraindo peregrinos e turistas durante todo o ano;
2 - Incrementar as receitas do turismo, ou seja atrair turistas com maior poder de compra;
3 - Prolongar a estada média dos turistas na região.
Numa curta frase, os três grandes prémios do Euromilhões, jogando com apenas três apostas. É claro que Anabela Freitas não explicou como tencionam alcançar tão ambiciosos objectivos. Limitou-se a assinalar a sua existência, o que já não é mau de todo, porque vai animando o pessoal do sector. Mas, bem vistas as coisas, não passa afinal de hábil propaganda, ou teatro de comédia, em altura de eleições.
Ignoro se Anabela Freitas, e os outros responsáveis do Turismo do Centro, conhecem ou não a sombria realidade documentada do turismo religioso na Europa Ocidental. São políticos em lugares técnicos, mas nunca foram nem são profissionais do sector. Se fossem, saberiam que o panorama não é nada animador, apesar do constante aumento geral de visitantes. E com balelas não vamos longe.
Tanto em Santiago de Compostela como em Lourdes, dois santuários católicos de gabarito superior a Fátima, ambos Património da Humanidade, a principal preocupação não é a sazonalidade, o poder de compra ou a média de pernoitas por peregrino, mas simplesmente conseguir inverter a tendência de decréscimo anual de visitantes, naqueles dois grandes polos de atracção. Em Fátima a tendência é a mesma, embora o santuário, por razões óbvias, o não admita publicamente, à boa maneira portuguesa.
Em Lourdes há vários anos que se fazem seminários e se encomendam estudos e propostas de solução, até agora sem grande êxito. E os hoteleiros vão-se lastimando. O que tende a mostrar que esta iniciativa da comissão executiva do Turismo do Centro, mais não é afinal que uma acção de propaganda, liderada por quem deixou em Tomar uma recordação de raínha das farturas, que meses depois já estão a obrigar o seu sucessor a "encolher-se". Porque, por exemplo, os prometidos investidores do médio oriente nunca mais apareceram.
E o mais que ainda está para vir...
Sem comentários:
Enviar um comentário