Legislativas 2024
Achegas para ir votar em 10 de Março
"Nesta campanha eleitoral, não vale a pena abrir-me os olhos: só os abro depois de votar." Gostei da frase. Gostava de ser assim. De ter certezas. Infelizmente só tenho dúvidas. E julgo até que muitos dos meus conterrâneos estarão numa posição semelhante. Embora também os haja, logicamente, em consonância com a citação inicial.
Para os eleitores tomarenses que votam em Tomar, eis algumas considerações que me parecem úteis para ajudar, sem tentar influenciar e ainda menos "abrir os olhos" a quem quer que seja. Entre 2015 e 2022, no concelho de Tomar, o PS subiu de 38% para 42%, o PSD baixou de 38% para 27%, o CH subiu de 1,63% (em 2019) para 9%, o BE baixou de 10 para 5% e a CDU baixou de 6 para 3%. Quanto a candidatos eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém, em 2022 o PS elegeu 5, o PSD 3 e o CH 1.
Entretanto, a nível nacional, as sucessivas sondagens, que valem o que valem, num país pequeno como o nosso, com amostragem reduzidas e sempre os mesmos entrevistadores, convergem nalguns pontos principais: 1 - Vitória apertada do PS ou empate PS - PSD; 2 - Subida muito acentuada do Chega; 3 - Maioria de direita, com o Chega como árbitro.
A ser assim, os tomarenses que votam em Tomar, podem dividir-se antecipadamente nos seguintes grupos:
A - Aqueles que gostam de votar no vencedor e em candidatos tomarenses, que só podem votar no PS, pois os candidatos tomarenses das outras formações não têm qualquer hipótese de chegar a S. Bento.
B - Os que estão cansados das asneiras do PS, dos erros do PSD, e querem uma mudança radical, que implique mais autoridade, luta contra a corrupção e contra os migrantes problemáticos, vão votar no Chega.
C - Fartos do PS, mais liberais, mas com receio de aventuras ou de mudanças demasiado bruscas, eis os eleitores do PSD - AD.
E - Revoltados, revolucionários falhados e marxistas militantes apesar de tudo, vão insistir votando no BE, na CDU ou nos outros pequenos partidos. São votos perdidos, insuficientes para eleger candidatos por Santarém, mas sempre à espera do milagre, embora não sejam católicos praticantes, servindo apenas para sossegar a atormentada consciência de cada um.
Boa sorte a todos, e não se esqueçam que votar é um dever de cidadania, podendo recorrer-se ao voto branco ou nulo, quando as dúvidas sejam muitas e as certezas raras ou inexistentes. Mais vale votar branco ou nulo, em vez de, em termos de fruticultura, semear melões esperando vir a colher pêssegos. Há casos assim, por carência de adequada ponderação.
Estou convencido que o chega também não é solução. O Chega também tem uma forte componente social democrata como o PS e o PSD. Promete dar quase tudo a quase todos. O caminho é o liberalismo económico e esse não é o caminho do chega. Se fosse assim tão fácil!! E o professor com a experiência de vida que tem percebe isto de certeza.
ResponderEliminarO Chega terá como diz uma componente SD, mas tem sobretudo aquilo que nesta altura faz mais falta: vontade de lutar contra a corrupção e de restabelecer a autoridade pública em relação aos prevaricadores crónicos.
EliminarO liberalismo económico é como os medicamentos, tomado em excesso pode matar o doente.
Ainda agora houve um deputado que estava para ir do PSD para o chega e já não foi porque apareceu na comunicação social que ele pôs que morava em Luanda e recebeu uma barbaridade de subsídio!!! O chega tem uma forte componente social democrata, de redistribuir, é o mesmo que o PS. Além de taxar os bancos!!! O Chega é fortemente proteccionista, como era o antigo regime. Eu até acho que o Chega é capaz de vir a ser mais nocivo para a economia do que o PS, vem ainda trazer mais miséria!!! Eles até querem dar reformas a quem trabalhou uma vida inteira mas não descontou!!!!!???!!!, querem equiparar a reforma ao salário mínimo, vai ser uma espécie de RSI para todos. Eu sou de direita e conservador mas sou liberal na economia. E o Ventura é um palhacito, ele participou nos programas de futebol da CMTV e comparar-lo a ele ao Salazar é como comparar a estrada da beira á beira da estrada, não tem nada a ver. O Salazar tinha classe, o Ventura é um rude comparado com ele.
EliminarVocê assistiu ao discurso do Milei no fórum económico em Davos?
Já não tenho pachorra para certas coisas. Tenho ouvido umas intervenções curtas do Milei e parece-me um bocado desenquadrado na Praça de Maio em Buenos Aires. Vamos ver quanto tempo vai aguentar.
Eliminar