segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Imagem copiada de Tomar na rede, com os agradecimento de TAD3.

Alojamentos sociais

Cristóvão insiste 

no realojamento cigano modelo Flecheiro

https://tomarnarede.pt/destaque/camara-vai-construir-duas-moradias-t3-em-valbom/

Cristóvão persiste e insiste no realojamento social. Com coragem e coerência, dirão os instalados. Teimosamente e sem prudência, pensarão outros. Certo é que vamos ter em Valbom, perto da falida Platex, duas moradias T3. A julgar pelo custo do projecto, 16 mil euros as duas, será um primeiro exemplo em Tomar de alojamento social a custos descontrolados. Que se saiba. Se calhar já antes havia outros.
Com uma enorme vantagem neste caso, em relação a infelizes experiências anteriores: É pouco provável que as duas famílias carenciadas (?), a alojar nas duas moradias T3, possam vir a incomodar os vizinhos, pois não os há nas proximidades. Já é alguma coisa, em relação ao 1º de Maio, ao bairro da Caixa, à Sra dos Anjos e por aí adiante. Menos quezílias em perspectiva.
Depois, faltará só à maioria socialista nabantina arranjar coragem para reponderar todo o processo da comunidade cigana em Tomar, tendo em conta os incidentes de todos conhecidos, que envolvem vizinhos, comerciantes, outros ciganos, crianças, etc. e tendem a multiplicar-se, agravando a situação local. Dar tempo ao tempo, como já aconselhou Cristóvão, não resulta, de acordo com as evidências disponíveis.
Há ciganos e outros migrantes em toda a Europa, e aquilo que agora está acontecendo em Tomar, sobretudo após o desmantelamento do Flecheiro, já ocorreu nomeadamente em Espanha, França e Itália, havendo vasta informação disponível sobre as medidas tomadas então  nesses países para resolver os complexos problemas de integração social. Nem sempre com êxito, diga-se em abono da verdade.
Se os eleitos e os técnicos camarários, eventualmente vítimas de formação académica menos pragmática, ignoram toda essa literatura utilitária, há que ousar perguntar a quem saiba, de mente aberta e sem apriorismos ditos de esquerda. As coisas são o que são. Não o que parecem a alguns, porque assim lhes convém. Insistindo em esconder ou negar a realidade envolvente, longe de combater a extrema-direita, faz-lhe a cama, como veremos talvez já nas próximas legislativas, comparando resultados com 2022. É a vida, dizia em tempos o Guterres, que depois resolveu voar mais alto. Como fazem tantos e tantos jovens, rumando a outras capitais, regra geral capitalistas e com governos menos dirigistas e mais eficazes.


7 comentários:

  1. Bom dia Professor. Para mim já é boa tarde. Estive a ver a reunião da câmara em modo 'en passant' e tenho a convicção que a vereadora Rita Freitas ainda não abriu a boca desde que assumiu funções, ainda não disse nada nas reuniões públicas de câmara. Ás vezes o vereador Hélder Henriques dá umas pequenas notas a dizer quantos cães e gatos há no canil, quantos foram adoptados, mas a vereadora Rita não disse ainda nada sobre o trabalho que está a desenvolver. Ela está a ser paga, e muito bem paga!!!

    Outra nota é que se falou de um problema que eu já aqui levantei aqui várias vezes, o estacionamento inteligente da Softinsa. Escrevi aqui várias vezes que não entendia como é que o presidente Cristóvão passa com a mão no pêlo do director da Softinsa e não lhe dizia: "É pá, você veja lá se arranja aquilo, então eu comprei-lhe uma coisa que não funciona. Veja lá isso!!!!" Parece que já substituiram as câmeras mas continua a trabalhar mal, é um problema de software!!! Achei muita graça o presidente Cristóvão dizer que já está a funcionar melhor, o erro nos lugares de estacionamento já não é tão grande, mas ainda dá erro!!! Isto da tecnologia é uma ciência exacta, ou trabalha ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Helder por mais este seu comentário, muito útil para perceber como vai a casa de todos. Você ainda tem paciência para assistir às reuniões, ou à respectiva gravação, e os nossos leitores só têm a ganhar, uma vez que cidadão bem informado vale por dois. Ou devia valer. Saúde e boa disposição, que o clima inglês é pouco agradável, mesmo no verão, de maneira que eu imagino como será agora. Estou a escrever com 28 graus de temperatura ambiente, e até me arrepio só de pensar nas ruas de Londres, por exemplo. Mesmo com aquecimento e tudo.

      Eliminar
    2. Está enganado. O clima inglês é muito agradável durante o Verão, muito melhor que Tomar e, arrisco-me a dizer, até o próprio Algarve. Dura é pouco tempo, para aí uns dois meses e meio. Você aí está no Verão de momento, temos de explicar ás pessoas que no hemisfério sul o Verão e inverno são opostos ao hemisfério norte.

      Permita-me o preciosismo mas, na minha opinião, a reunião de câmara deveria ser a casa de todos nós, seria mais a assembleia municipal. Embora, salvo erro, as pessoas falam na reunião de câmara e não na assembleia municipal. Porque é que eu digo isto? Porque uma assembleia persupõe a reunião dos deputados eleitos e está acima da câmara. A assembleia municipal pode derrubar a câmara, embora isto é só na teoria, na prática não acontece, infelizmente. A assembleia municipal é a casa da democracia.

      O Professor e os seus leitores até podem pensar que eu tenho alguma coisa contra a Dra. Rita, além dela ser PS. Não tenho, nem, sequer a conheço. Eu sou um dos 82 idiotas que assiste áquilo e não sendo tão parvo como pareço tenho espírito crítico do mundo que me envolve. Ela participa em reuniões de executivo, para aí desde Setembro, e não disse uma palavra do trabalho que desenvolve e das equipas que lidera: mercados, associações, biblioteca, turismo, juventude, etc... e está a receber um belíssimo ordenado, penso que talvez uns 2500 euros brutos, estando a marcar corpo presente. Tem passado pelos pingos da chuva com muita facilidade. Não entendo como é que o chefe dela, que fala pelos cotovelos, não lhe diz: 'Ó menina, apresente trabalho, diga lá o que anda a fazer. Diga nas reuniões de câmara quais foram os problemas que encontrou e apresente soluções para uma melhoria contínua. Assim não pode ser!!!'

      Eliminar
    3. Tive azar nas visitas breves que fiz à Inglaterra, quando ainda vivia em França. Ficou-me na ideia a chuva e o vento fresco.
      Quanto a Fortaleza -Ceará, tem razão estamos no verão, que por acaso é igual ao inverno. A proximidade do equador, que passa ali em Macapá, na foz do Amazonas, faz com que tenhamos um clima tropical, com a mesma temperatura de 25-35 graus à beira-mar durante todo o ano.

      Eliminar
    4. Ia-me a esquecer: A licenciada Rita, vereadora com pelouros atribuídos, arrecada por mês 2.650 euros ilíquidos, mais 535 euros de despesas de representação, mais as senhas de presença, o que vem a dar um total bruto de 3.380 euros mensais 14 vezes por ano. Para quem nada diz durante as reuniões, temos de reconhecer que é muito bem pago. E até mesmo os outros vereadores socialistas, que vão dizendo alguma coisa, não se podem queixar. A democracia portuguesa é generosa com os seus servidores e nada exige em troca, como está à vista

      Eliminar
    5. Se eu fosse aos paizinhos da vereadora Rita até ía todos os dias á igreja benzer-me pelo milagre, ainda á pouco tempo era empregada de balcão a ganhar o ordenado mínimo e veja onde ela chegou!!! A massa é tanta que a sua amiga FF até parece uma árvore de natal pela forma como se veste e maquilha, toda cheia de adereços.

      O tempo tem estado a mudar, são as tais alterações climáticas. No Verão já aqui têm estado 37 ou 38 graus. Normalmente está muito agradável, ando na rua de bermuda, T-shirt e chinelo, como o professor aí em Fortaleza.

      Eliminar
    6. Não há dinheiro para ambulâncias, ainda ontem morreu um senhor com 65 anos que telefonou 3x para a emergência, só lá foram passadas 30 horas, já o senhor tinha falecido, e há dinheiro para estágios a 3400 euros por mês. Foi em Setúbal mas podia perfeitamente ter sido em Tomar. Mas não a culpa é dos chefes da Rita, presidente e vice-presidente que não lhe exigem trabalho. Podia ter feito uma análise dos departamentos que controla, se são eficientes ou não, se há problemas ou não, se as pessoas se queixam, etc... e apresentar soluções.... Até hoje eu só a vi fazer figura de corpo presente nas reuniões para votar. Estar lá ela ou um boneco que levante o braço quando é preciso votar é a mesma coisa, e saía muito mais barato!!!

      Eliminar