domingo, 28 de janeiro de 2024

 

Imagem TNR, com os agradecimentos de TAD3.
Nova viatura dos bombeiros municipais de Tomar. Mais ambulâncias não são necessárias, enquanto houver as dos concelhos vizinhos. Os doentes que esperem, parece ser a posição dominante. Haja festas e subsídios com fartura!

Bombeiros e ambulâncias

Que eleitos temos? 

Que cidadãos somos?

Tomarenses, vistam as gabardines, calcem as galochas (sabem o que é?) e abriguem-se, que lá vai água. Malcheirosa, porque tirada do Nabão, numa daquelas vagas de poluição. Com o estilo que lhe é característico, o presidente Cristóvão anunciou um novo quartel para os bombeiros, agora municipais, mas acrescentou logo que não é urgente. Compreende-se. Assim poderá continuar a alegar que não se podem comprar ambulâncias, porque não há garagem para elas. Entretanto gastaram-se 700 mil euros num pavilhão para abrigar uns alicerces alegadamente romanos, nas traseiras do quartel. Música na rua, foguetes no ar, estamos em Tomar, escreveu algures o Nini. agora considerado herói local.
Dado que estas crónicas são sobretudo para memória futura, Tomar a dianteira 3 foi bisbilhotar e obteve os dados seguintes:

Linhaceira > Tomar..........15 Kms.
Paialvo > Tomar.................10 Kms
Sabacheira > Tomar...........15 Kms
Serra > Tomar....................10 Kms

Sabacheira > Ourém........10 Kms
Fátima > Ourém..............12 Kms
Caxarias > Ourém............ 8 Kms
Freixianda > Ourém........15 Kms

As localidades a vermelho têm corporações de bombeiros, com ambulâncias para todo o serviço. Excepto Tomar que tem agora bombeiros municipais, com ambulâncias só para urgências. Ourém tem 50 mil habitantes, e 4 corporações de bombeiros. Tomat tem 40 mil habitantes e apenas os bombeiros municipais. Já assim era em 2013, salvo os bombeiros municipais que na altura eram voluntários, mas funcionários municipais na sua maioria. O resto, nada mudou entretanto para melhor. Só piorou.
Em Tomar há mais de 150 associações "desportivas e culturais". Em Ourém há menos de 100. Tomar gastou quase milhão e meio com os tabuleiros. Ourém não tem tabuleiros.
Há na Câmara de Tomar 11 engenheiros no DOM e 7 arquitectos na DGT: Em Ourém nem metade.
Em Tomar há 250 pessoas de etnia cigana. Em Ourém não há ciganos. Os que andam a mendigar em Fátima, não vivem na sede do concelho.
Os tomarenses acham tudo isto normal? Mesmo quando precisam com urgência de uma ambulância e ela tem de vir da Barquinha (7 mil habitantes) ou do Entroncamento (20 mil habitantes), chegando meia hora mais tarde? Mesmo quando esperam meses e meses por uma licença que nunca mais vem?  Vive-se mal em Tomar. Falta segurança. Faltam ambulâncias locais. Falta autoridade quando é precisa. Vamos pensar nestas matérias para as eleições de Março, e sobretudo para as do ano que vem?
Quando pressionados, os nossos autarcas da maioria socialista costumam dizer que os outros ainda são piores. Serão mesmo? Todos? Quem critica o PS local não presta? É capaz de não ser bem assim...

 









1 comentário:

  1. A protecção civil tornou-se um empregador para os boys e girls do PS, é uma vergonha. Gostam muito de andar com aquelas gabardines florescentes a dizer "Protecção Civil ", é chique

    Agora uma dúvida: será que as bocas de incêndio estão operacionais? Será que são testadas periodicamente? Felizmente é raríssimo haver incêndios na cidade, mas é possível acontecer e será que os bombeiros profissionais treinam e testam o combate a incêndios urbano? É raro haver simulacros....

    ResponderEliminar