sábado, 13 de janeiro de 2024

Empresários chineses

UMA BELA JORNADA PROMOCIONAL

Legalização do Fórum Oriente custa mais de 90 mil euros | Tomar na Rede

"Empresários chineses com os "olhos" postos em Tomar e na região", avança O TEMPLÁRIO, a toda a largura da primeira página. Com dois detalhes importantes. O primeiro é que, na imagem que acompanha o título noticioso, só o presidente Cristóvão ostenta um ar sorridente. Os empresários chineses preferiram o estilo mais fechado do primeiro-ministro chinês. Esperavam o quê? O líder deles não costuma fazer selfies com os camaradas. Só com os homólogos estrangeiros.
O outro detalhe é aquele "olhos" entre aspas, para bem vincar que são olhos diferentes, que não ficaram em bico ao verem certas realidades  tomarenses, porque já antes assim eram, e assim vão continuar a ser.
Coincidindo com a visita dos empresários chineses, a Divisão de Gestão do Território da Câmara brilhou a grande altura. Ao cabo de três anos de porfiados esforços, conseguiu a aprovação por unanimidade do processo de licenciamento do Fórum Oriente, que é chinês, nas instalações da falida Auto Acessórios Lda, pela bagatela de 91 mil euros. (Ver link). Uma autêntica pechincha, que veio mesmo em boa altura. Os visitantes chineses ficaram assim a saber que podem investir descansados em Tomar, porque o regime vigente é praticamente idêntico ao de Pequim. Quem não cumpre, come pela medida grossa, se entretanto...
Uma vez que Tomar é geralmente fértil em boas notícias (só um velho e caduco crítico local  insiste na má-língua sistemática), os empresários chineses que visitaram Tomar terão também sido informados do caso daquele compatriota deles que foi roubado e agredido dentro do seu estabelecimento, por uma dupla mãe-filho, que as autoridades ainda não conseguiram identificar, apesar dos intensos esforços desenvolvidos nesse sentido. (ler nossa crónica Mais achas para a fogueira anti-calé, de 5 de Janeiro 2024)
Dá uma dimensão cosmopolita, ao nível das grandes metrópoles, que nem sequer existem em Portugal. Visão complementada, alguns dias depois, por um pequeno assalto com faca a uma senhora, em pleno centro histórico, na Avenida Torres Pinheiro, cerca das 23H30, e pelo roubo de uma máquina distribuidora de tabaco, também no centro histórico, na Rua dos Arcos, que exigiu esforços de quatro comparsas, num carro às arrecuas, segundo os vizinhos, que todavia não conseguiram identificar ninguém. Tomar, cidade pacata e cada vez mais segura.
Resumindo, uma bela jornada promocional, que terá proporcionado excelentes recordações,  bem como informações adequadas sobre planos de pormenor e processos de licenciamento rápido, aos ilustres visitantes orientais. Não tarda, tudo aponta nesse sentido, vamos ter aí investimentos de ponta e empregos bem remunerados aos milhares, por tudo quanto é sítio. Os chineses nunca brincam em serviço, nem fora dele, e com tão boas referências,  é o brincas! 
Mesmo tendo em conta o conhecido pensamento de Den Xiao Ping: "Não importa a cor do gato, desde que cace ratos." Que convém recordar em conjunto com o provérbio popular português "Não é com vinagre que se apanham moscas."

4 comentários:

  1. Não consigo imaginar o que os pode atrair em Tomar, porque o que atrai um empresário é ganhar dinheiro e os impostos em Portugal são brutais, e assim vão continuar porque o próximo governo irá aumentar policías, médicos, professores, etc..., além das reformas. O dinheiro vai ter de vir de algum lado.

    Era bom saber quem são os empresários e a que ramos se dedicam, a notícia é muifo vaga.

    ResponderEliminar
  2. São chineses que já têm estabelecimentos em França e na Bélgica, de onde querem sair por causa da emigração árabe e africana, e dos problemas que provoca. O NERSANT trouxe-os a Tomar apenas para mostrar trabalho e que querem ajudar o concelho, pois sabem muito bem que não há condições para quem queira fundar empresas e trabalhar. Onde iriam depois arranjar os empregados necessários? Aos tomarenses só interessam empregos na função pública, de preferência na Câmara, onde sabem que o trabalho não aperta assim muito.
    Basta pensar nos concursos recentes na região. Os concursos para médicos e enfermeiros ficam quase desertos. Um concurso para assistente operacional, a ganhar menos de 800 euros, registou mais de 200 candidatos para 2 ou 3 vagas.
    O ensino que temos, controlado por falsos abrilistas, dá nisto. Gente que nem sequer tem perspectivas de vida. Não conseguem enxergar para além da ponta do nariz.

    ResponderEliminar
  3. Mas á malta que quer entrar para a função pública???!!! Não me diga.... então eles não conseguem viver com os salários de miséria.

    Estive agora a ver o André Ventura no congresso do Chega a prometer aos policías, gnrs, guardas prisionais, policía marítima, etc..., os 700 euros que a PJ recebe. A PJ são para aí uns 1500 e o resto, os tais que aspiram ao subsidio, são para aí uns 50 mil!!! Estou curioso para saber onde é que vão buscar o dinheiro e manter contas certas.

    Os Tugas são uns invejosos, se vêm os outros com algo querem também para eles. E é assim desde sempre....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural que queiram seguir o exemplo geral. Filhos de funcionários, com professores funcionários, auxiliares de educação funcionários, médicos e enfermeiros funcionários, políticos funcionários. Repare da autarquia. Excluindo o Carrão, qual a profissão de todos os outros?

      Eliminar