quinta-feira, 4 de novembro de 2021

 


Política local - autárquicas - diferenças percentuais

As coisas como elas são

Andam visivelmente emproados os eleitos e os apoiantes do PS tomarense. Percebe-se. Ganharam e, à boa maneira do burgo, julgam-se os melhores do Mundo. Do alto do pedestal onde cuidam estar por lá se terem colocado, sustentam que se lixaram os comentadores inimigos. Querem dizer que Tomar a dianteira 3 foi derrotado em toda a linha, pois como se sabe quase todos os outros comentadores integram aquela velha marca americana de discos vinil "His master's voice", "a voz do dono" (da dona, para ser mais preciso).
Neste quadro mentiroso, convém tentar, uma vez mais, mostrar as coisas como elas são, para ver se os eleitores tomarenses, sobretudo os abstencionistas que são praticamente metade, começam a mudar de atitude. Porque senão...
Parece ser ponto assente, entre quem sabe pensar e escrever sobre política a nível local, que o PS ganhou por falta de envergadura do principal adversário, o PSD. Logo, não foi a vitória estrondosa que pretendem, mas uma vitoriazita, produto de circunstâncias anormalmente favoráveis. Mas vejamos o quadro seguinte, com as diferenças percentuais PS-PSD e vice-versa em todas a freguesias, de acordo com os dados oficiais do MAI:

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS - CONCELHO DE TOMAR
Diferenças percentuais PS > PSD e PSD > PS em cada freguesia
Eleição do presidente da Câmara

FREGUESIAS                       2017                   2021

GLOBAL..........................PS + 5,83%............PS + 5,04%
1 - A. Ribeira - Pedreir...PSD +14,80%...........PS + 5,59%       X
2 - Asseiceira...................PS + 44,31%...........PS + 38,67%
3 - Carregueiros............PSD + !2,92%...........PS + 2,48%        X
4 - Casais - Alviobeira...PSD + 7,11%.........PSD + 4,78%
5 - Madalena - Beselga...PS + 27,78%..........PS + 12,78%
6 - Olalhas....................PSD + 40,68%......PSD + 26,31%
7 - Paialvo.......................PS + 24,10%........PS  + 32,29%     X
8 - Sabacheira.................PS + 36,91%........PS +  23,74%
9 - S. Pedro...................PSD + 9,79%......PSD + 24,41%
10 - Serra-Junceira.......PSD + 21,09%....PSD + 13,03%
11 - Urbana......................PS + 4,81%.......PS  +   4,58 %

Fonte: MAI - Quadros de resultados eleitorais 2017/2021

Temos assim que, quem saiba ler quadros estatísticos, (ou seja uma  minoria no concelho), fica sem base para dúvidas. A recente vitória socialista em Tomar foi bem magrinha. Salvo nos casos assinalados com X, três em onze,  o PS perdeu votos para o PSD. Mesmo na área urbana.
Os adeptos rosa mais ferrenhos poderão alegar que o mesmo aconteceu ao PSD, nalguns casos. Convém contudo lembrar que é consensual a manifesta fraqueza da candidatura laranja, que mesmo assim conseguiu conquistar 15 pontos percentuais ao PS, e vencer, na freguesia da cabeça de lista PSD.
Nesta situação, talvez fosse melhor os socialistas locais começarem a descer à terra, vendo as coisas como elas são. A vitória PS ainda não foi pírrica, mas faltou pouco. Na próxima compita, em 2025 salvo imprevisto, caso o PSD consiga apresentar uma lista à altura das circunstâncias, lá se vai o poder municipal PS. E, caso não mude substancialmente até lá, não deixará grandes saudades.
Resta a questão dos comentadores  hostis, que os adeptos clubistas apelidam de má-língua. Se aquilo que por aqui se foi escrevendo não teve qualquer influência nos resultados, então os socialistas perderam tantos votos e deixaram aproximar uma lista laranja reles porquê? Terá sido também por causa da pandemia?

Sem comentários:

Enviar um comentário