terça-feira, 2 de novembro de 2021

 

Foto Tomar na rede, com os nossos agradecimentos

ex-Estádio municipal - estacionamento - excepções

Agora é que é!

Trata-se de um daqueles temas ditos de lana caprina, que só envolve uma minoria. Volto a ele apenas porque é, ao mesmo tempo, um paradigma da política municipal, cujo lema parece ser "Errar e insistir no erro."

Os factos são conhecidos, e o seu desenrolar também. Não havendo lugar para todos poderem estacionar gratuitamente no pequeno parque a poente do ex-estádio, quando o P2, situado cinquenta metros ao lado, é pago, os cérebros que mandam nestas coisas resolveram contornar o problema, arranjando excepções para os mais queixosos, devidamente assinaladas na respectiva chapa de proibição, do lado esquerdo da entrada do parque agora para caravanas.

Aí, os usuais penduras, que no fundo são apenas invejosos, desejando as mesmas vantagens da minoria contemplada, começaram a abusar, estacionando onde não deviam. Protestos de quem deixou de poder estacionar por falta de lugar, apesar de pertencer à minoria privilegiada (árbitros, treinadores, outros técnicos desportivos...), resposta camarária, vinda da PSP, multas, protestos anti-PSP, sinalização arrancada...
Na reunião imediatamente a seguir do executivo municipal, Tiago Carrão, PSD, abordou o problema, pedindo como lhe compete esclarecimentos sobre o assunto. À boa maneira tomarense, (desde que os socialistas dirigem a autarquia), a Rádio Hertz noticia o facto, e refere mesmo genericamente a intervenção do vereador laranja, só facultando porém a gravação da resposta do vereador Cristóvão. Quem ache que isto é informação completa e imparcial, que faça o favor de me esclarecer como e porquê. Bem sei que a câmara é que paga, e que quem manda na câmara é o PS. Mas mesmo assim... Convém respeitar as normas. Ter maneiras fica bem a todos. E só não erra quem não faz.
Segundo a resposta do vice-presidente, já há uma solução técnica para o problema, acordada com o principal utilizador, o União de Tomar. No essencial, acrescentam-se mais umas excepções, entre as quais uma zona para tomada e largada de passageiros. O próprio autarca, decerto antevendo já o que vai acontecer, insistiu: "mas sublinho: tomada e largada de passageiros". O que significa muito claramente "nada de estacionamento abusivo".
Segue-se o previsível. Citando Lavoisier, "As mesmas causas, nas mesmas circunstâncias exteriores, produzem sempre os mesmos efeitos." Mas como esta conclusão do químico francês já tem mais de dois séculos, temos algo semelhante e bastante mais recente. Disse Einstein que "É loucura continuar a fazer a mesma coisa e esperar obter resultados diferentes."
Sendo assim, não tardará a haver abusos, seguidos de reclamações, seguidas de multas, seguidas de protestos contra a PSP e a autarquia, culminando com a destruição da sinalização, e assim sucessivamente.
Até quando?! Até ao dia em que na autarquia se encham de coragem e resolvam propor finalmente soluções novas para problemas velhos. Quando será isso? Para já, ainda estão na fase da repetição, como neste caso. Ou da fingida ignorância, como no caso do turismo. Não havendo problemas, não é necessário encontrar soluções. Está bem achado! Mas só acredita quem quer.

Sem comentários:

Enviar um comentário