sábado, 2 de outubro de 2021

 

Imagem TnR, com os agradecimentos de TaD3

Política - Políticos irrealistas

Ganhar em 2025? 
Só se for juízo e maneiras

Para quem segue a actualidade, torna-se evidente que os políticos portugueses têm algumas qualidades, mas o realismo não é de certeza uma delas.Tivemos agora o caso do ministro da defesa, que resolveu exonerar um chefe militar, sem se dar conta que de facto essa competência é do Presidente da República, Comandante-chefe das forças armadas, por inerência de função.
O ministro da defesa sabia muito bem o que estava fazendo, e tentou apenas forçar a mão do PR?!? Pior ainda, pois isso dá pelo nome de insubordinação, inadmissível num membro do governo de um país da NATO. Irrealismo portanto. Para não dizer mais.
A nível local, numa cidade cada vez mais cidadezita, estão na memória dos tomarenses as sucessivas promessas da existência de investidores, dispostos a ressuscitar empresas caducas e falidas, que afinal nunca apareceram. Para não mencionar novamente os resultados detalhados da análise à água do Nabão, por exemplo.
Apesar de tudo isto, e do surpreendente resultado eleitoral em Lisboa, que nenhuma sondagem, comentador ou jornalista conseguiu prever, a menos de uma semana da votação, o PSD nabantino acaba de publicar um comunicado capaz de alcançar o Nobel do irrealismo e da fantasia.
Nesse texto, publicado na informação local, (Cidade de Tomar, 01/10/2021, pág. 6, ângulo inferior direito. Se tivessem ganho, estaria numa página ímpar e no ângulo superior direito. O desprezo, mesmo subtil, fica sempre com o rabo de fora, para quem o souber ver.), e visivelmente obra da cabeça de lista laranja, agora já eleita vereadora, pode ler-se esta enormidade: "Vamos ganhar em 2025 e essa vitória começa a preparar-se a partir de agora". Os termos podem ser outros, mas as ideias centrais são estas.
Temos portanto que, numa altura em que nem os especialistas em sondagens, nem os comentadores, nem os jornalistas da especialidade, foram capazes de prever a vitória de Moedas em Lisboa antes de acontecer, Lurdes Ferromau proclama que o PSD vai ganhar em Tomar daqui a quatro anos. Mal comparado, é o que se pode chamar um extraordinário tiro de sniper, a 4 mil metros de distância, naturalmente fantasista.
Ganhar em 2025, senhora vereadora eleita? No contexto actual, só se for juízo. Maneiras. E alguma prudência realista, já agora.
Os meus conterrâneos pensarão o que quiseram a respeito. Por mim, prefiro deixar aqui escrito para memória futura, e aproveito para acrescentar: Tratando-se de promessas, vão mas é gozar com o Gualdim, que esse tem muita sorte. Não vê, não ouve, nem lê. E por alguma razão tem o escudo a proteger-lhe as traseiras.
Coitados dos tomarenses dependentes. Agora já nem escudo têm. Só euros. Para os escolhidos.

1 comentário:

  1. Talvêz ganhem se correrem com toda aquela escória politica, incluindo o delfim, que se vai posicionando, e procurem gente com capacidade e coerência que é o que falta.

    ResponderEliminar