domingo, 31 de outubro de 2021


Ensino Superior - Controle de conhecimentos

É assim que tencionam 
tornar o IPT mais credível?

Começo com uma descrição sucinta do capítulo anterior, antes de passar à enumeração de factos recentes, pouco abonatórios para a parte demandada.
É sabido que o autor destas linhas tem formação superior e vasta experiência profissional, dentro e fora do país, na área do turismo. Apesar disso, ultrapassada a fase inicial, em que vieram pela calada sacar os elementos essenciais que permitiram fundar uma licenciatura, nunca mais julgaram necessário, ou sequer útil, voltar a contactar. Aguardavam, decerto, um pedido meu, que nunca apareceu. Tenho ainda hoje sempre presente aquele dito popular "diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és." Mantenho-me portanto como o saudoso Raúl Solnado: "Eu cá sou muito pobrezinho, mas muito limpinho e de bons costumes."
Apesar desses antecedentes de há mais de duas décadas, vou procurando informar-me sobre o quotidiano tomarense, nas suas várias vertentes. Foi nesse quadro que li uma referência a determinado trabalho académico sobre turismo, da autoria de uma aluna do Politécnico de Tomar. Mais precisamente uma memória de mestrado, a que em Portugal chamam tese, se não erro.
Um vez que todos os trabalhos académicos sujeitos a júri e debate, são do domínio público por natureza, solicitei ao director do departamento de Gestão turística o link de acesso ao citado documento. Recebi a resposta poucos dias depois, informando que devia contactar a aluna em questão, o que foi feito.
Foi-me então dito por escrito que a tese em questão estava em processo de correcção, após o que haveria um webinar, sobre o qual seria oportunamente informado.
Pareceu-em estranha, aquela história do processo de correcção, pois quem já completou mestrado e/ou doutoramento sabe que as correcções são feitas antes da soutenance e não a posteriori. Apesar disso, fui aguardando a prometida informação. Até hoje. E já lá vão vários meses.
 A imagem pública do IPT é a de um estabelecimento de ensino superior onde só vêm desaguar os candidatos que não conseguiram lugar alhures. O refugo do refugo. Salvo honrosas excepções, que também as há. É assim, sonegando informação de índole académica, sujeita a escrutínio, que tencionam dar mais credibilidade ao Politécnico tomarense?  
Se calhar, são seguidores daquela escola americana de comunicação e mercadologia, vulgo marketing, cujos líderes sustentam que o importante é falarem de nós, seja para dizer bem ou para dizer mal.

2 comentários:

  1. Não estará aqui?
    https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/5221

    Mas concordo que a resposta é estranha e até obtusa, já que uma das missões de uma instituição de ensino superior será a da divulgação do trabalho desenvolvido pelos seus alunos e investigadores partilhando o conhecimento com a comunidade... enfim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a sua útil informação. Vou procurar as referências e agir em conformidade.
      Porque será que aquando do meu pedido, não me foi facultado este link?

      Eliminar