domingo, 1 de janeiro de 2017

Prudente mas preocupante

Segundo O Mirante, apenas quatro  autarquias do médio Tejo ofereceram aos seus eleitores festas populares de fim de ano: Abrantes, Santarém, Rio Maior e Torres Novas. As duas outras cidades da região de semelhante gabarito -Ourém e Tomar- ficaram-se nas encolhas, creio que por razões diferentes conquanto convergentes. Enquanto o presidente oureense, apesar do concelho continuar a progredir, terá agido por simples prudência, sabedor de que já não estamos nos tempos do Império romano, quando o essencial era dar ao povo pão e circo, em Tomar penso que imperaram o medo e a penúria.

Resultado de imagem para fotografia fogos de artifício

Em que me baseio para avançar tal hipótese? No feitio da nossa presidente, como sabemos do tipo "não há festa nem dança onde vá a Constança", mas também e sobretudo nas exageradas tolerâncias de ponto, que nada justificava e por isso deram nas vistas. Por outras palavras, a meses das novas autárquicas, Anabela Freitas, que já pertence à geração dos sempre em festa, porque a vida é uma festa, bem teria gostado de presentear os tomarenses com uma bela festa de fim de ano. Faltaram-lhe contudo dois ingredientes básicos -o dinheiro para custear tal extravagância e a coragem para enfrentar depois os protestos dos eleitores mais exigentes e sensatos, entre os quais peço licença para me incluir.
Andou portanto bem a autarca socialista tomarense, ao não oferecer ao povo festejos para celebrar a entrada do Ano Novo? Parece-me óbvio que sim, tendo em conta o contexto. Mas mostrou-se também receosa e sobretudo incoerente. Receosa, ao ceder em demasia às contingências. Incoerente, ao não agir em função daquilo que não se cansa de apregoar -que Tomar é uma cidade de turismo. O leitor conhece alguma cidade de turismo onde não tenha havido festa rija  e fogo de artifício na noite de fim de ano? Trata-se portanto de mais um indício de que a situação tomarense é de catástrofe iminente. Infelizmente.
Mesmo assim, Feliz ano novo para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário