sábado, 7 de janeiro de 2017

Bem haja senhora presidente da Câmara!


Ponto prévio 

É de notícias assim que eu gosto. Adoro mesmo. Como praticamente ninguém lê Tomar a dianteira, (e quando lêem nem sempre percebem bem o que escrevi), posso escrever livremente, sem que daí advenha prejuízo ou inconveniente para os meus conterrâneos, ou para o concelho. Nem todos gostam?! Pois tenham paciência. Também eu não gosto de muita coisa. E todavia, que remédio senão ir aguentando, tão alegre quanto possível.

Escreve Cidade de Tomar on line que o nosso município, através dos SMAS, conseguiu ver aprovadas mais duas candidaturas a fundos europeus. Uma delas, a mais onerosa, é a ampliação da rede concelhia de esgotos -saneamento em linguagem técnica.
Após leitura atenta e repetida, só posso prosternar-me e com humildade beijar as mãos (em sentido figurado, claro) da senhora presidente da Câmara e dos SMAS, por me facultar tamanha alegria. Realmente, no meu pobre entendimento, é preciso muita coragem neste décimo sétimo ano do século XXI para colocar como primeira prioridade a ampliação da rede de saneamento em Palhavã, na Ponte da Vala, no Alvito, nas Cabeças, em Vila Nova, na Peralva e na Charneca da Peralva, julgo que principalmente para manter o statu quo num determinado sector do Centro histórico. Exactamente aquele onde tenho a minha residência..
Dito de outra forma: Graças a tão corajosa e adequada decisão, em 2018 as localidades periféricas antes citadas já terão em serviço redes de esgotos de duplo emissário (efluentes domésticos/efluentes pluviais), bem como fornecimento de água através de condutas legais. E tanto melhor para os seus habitantes, que bem precisam de melhoramentos. Tal como a Câmara que temos precisa de arrecadar cada vez mais taxas...
Infelizmente, enquanto isso, os habitantes do Centro histórico, residentes na Rua Infantaria 15, dois terços da Rua Joaquim Jacinto, Rua Aurora Macedo, Rua do Teatro, Largo do Quental e Rua do Pé da Costa de Baixo, vão pagando a taxa mensal de tratamento de efluentes, mas continuarão a beneficiar dos esgotos de colector único, tipo idade média, -o que impede qualquer tratamento capaz- e serão providos, como até aqui, de água encaminhada via condutas em fibrocimento, cancerígenas e por isso já proibidas em toda a União Europeia. Menos em Tomar, como se vê.

Resultado de imagem para saneamento esgoto tomar pt fotos

Na qualidade de beneficiado com tão corajosa medida, só posso agradecer, naturalmente reconhecido, a visão da senhora presidente da Câmara, que assim contribui para a preservação de hábitos ancestrais, protege o património, fomenta o turismo, e dá-me o prazer de continuar a poder encaminhar as minhas fezes pela mesma via de sempre, enquanto vou usando a água a que já estou habituado, pois qualquer mudança, mesmo para melhor, poderia causar-me imprevisíveis transtornos de toda a ordem, designadamente cutânea e/ou intestinal. E Deus sabe como já sou sensível. Por conseguinte, mais uma vez, obrigado senhora presidente da Câmara.
Todavia, em segunda leitura e pensando melhor, é bem capaz de haver uma outra narrativa possível, para usar um vocábulo muito do agrado do camarada Sócrates. Não quero crer, sendo contudo bem possível, que a dita e sábia decisão de beneficiar os arrabaldes, desprezando o Centro histórico, mais a mais uma zona a menos de cem metros dos Paços do Concelho, possa configurar uma bem urdida represália: Ai tu tens a mania de refilar, de protestar, de criticar, de vilipendiar os eleitos, através do teu miserável blogue?! Julgas-te um influente opinion maker? Pois então toma lá! Para ficares a saber,  não só que "O calado foi a Lisboa e veio sem pagar bilhete", mas também e sobretudo que "Não é com vinagre que se apanham moscas".
A ser assim, estaria a senhora presidente a prejudicar deliberadamente e a insistir em pôr em risco a saúde de centenas de eleitores meus vizinhos, os quais não têm culpa nenhuma daquilo que eu aqui vou garatujando. E que certamente, além de concordarem com o provérbio do vinagre, também sabem que os ditos insectos alados aumentam exponencialmente em função da merda existente. Ou seja, quanto mais merda, mais moscas que ninguém quer apanhar, conquanto se sinta (quando sente) cada vez mais incomodado. Cuidado portanto, que as urnas voltam já em Outubro, o mais tardar. E quem diz urnas, pensa em enterros...
Encerro esta prosa parafraseando o Aleixo:
                                                                      Dizem que pareço aldrabão
                                                                      Mas há muitos que eu conheço
                                                                      Que não parecendo o que são
                                                                      São aquilo que eu pareço

Sem comentários:

Enviar um comentário