Política local
Laranjas equivocados
Tornou-se um bocado estranha a política tomarense, nestes últimos tempos. Influência das legislativas e da AD? Saudades dos dois mandatos anteriores, durante os quais os PSD-Tomar estiveram com o PS como Deus com os anjos? Certo é que algumas posições me causaram surpresa, e como nunca fui de me calar...
Sobre as contas dos tabuleiros, nada, Quase um milhão e meio de euros, alegadamente para promover Tomar, mas que na realidade só despromovem e até desacreditam, e os social democratas calados. Até o BE achou um gasto exagerado, mas o PSD nem reagiu. Parece temerem que qualquer crítica os classifique como anti-tabuleiros, um crime de lesa-pátria tomarense, como escrevia Gonçalo de Macedo.
Idem, idem em relação ao escândalo da REN ilegal, mas mesmo assim usada pelos técnicos superiores da autarquia para prejudicar os requerentes, e procurar extrair vantagens materiais. Nem um pio dos laranjas. Não devem saber de nada, é o que é. Ou fingem?
Se calhar para compensar, têm-se atirado à poluição do Nabão, como gatos a bofe (ver link). A tal ponto que até acabaram por exagerar, colocando-se numa posição incómoda. Desde logo porque, se as minhas informações são boas, os poluidores do Nabão são eleitores do PSD. Tanto faz que a origem da poluição seja Ourém, via ETAR da Sabacheira, ou determinada exploração suinícola no concelho de Tomar, ou ambas.
Segue-se que, para desgosto meu, nessa matéria os laranjas estão equivocados. Apesar do banzé que já fizeram, o presidente Cristóvão tem razão. O Nabão não é um rio poluído. Tem episódios, focos, ocorrências de poluição, mas a maior parte do tempo é um rio relativamente limpo. Além disso, ao contrário do que ocorria por vezes no século passado, os numerosos episódios poluidores são agora de matéria orgânica. Desagradável para quem vê e com cheiro pouco convidativo nalguns casos, porém inofensiva para a fauna e a flora, fluvial e ribeirinha. Até contribui para nutrir os peixes.
Tratando-se portanto de algo de muito difícil solução, pois nem sequer há garantias de que a modernização da ETAR possa acabar com o problema, o PSD não devia ter insistido na matéria, tendo presente que os resultados das análises oficiais nunca foram conhecidos, eventualmente porque revelaram bastos coliformes fecais de origem porcina, e nem todos os oureenses comem carne de porco todos os dias.
Agora o mal está feito. Resta aguardar as consequências. Desafiado em plena AM a mergulhar no Nabão, para provar a sua tese, estou convencido de que Cristóvão não deixará de o fazer, lá mais para o Verão, levando consigo a informação local, para testemunhar e participar na risada final. É a opinião fundamentada de quem escreve estas linhas, e que aprendeu a nadar no Nabão, à saída do esgoto do velho matadouro municipal (onde está agora a Ponte do Flecheiro), bem mais grave que os focos poluidores actuais, e setenta anos mais tarde ainda cá está com saúde suficiente para contar.
Outros tempos, outras gentes...
Em 2021 foram prometidos 20 milhões de euros para despoluir o Nabão, quantos é que foram gastos?
ResponderEliminarIsso foi uma das tretas do tempo da presidente Anabela. Se não erro, estão em curso e quase concluídas algumas obras na ETAR da Sabacheira, cujos custos ignoro. Em todo o caso pode-se constatar que continua a haver episódios de poluição do rio. Tudo como dantes; para comer palha é em Abrantes.
ResponderEliminarFoi no tempo da Anabela (2021) mas foi uma promessa do governo PS, não foi da câmara. O deputado Hugo Costa já reclamou perante o governo os 20 milhões???!!! Era obrigação dele!!! É como eu sempre lhe disse, Professor, é muita parra e pouca uva, o nosso ventoínha... Ser cordial não chega para justificar o salário e as benesses.
Eliminarhttps://radiohertz.pt/tomar-assembleia-municipal-quer-que-hugo-costa-denuncie-poluicao-no-nabao-junto-do-governo-e-que-exija-explicacoes-sobre-a-promessa-falhada-dos-22-milhoes-de-investimento/
Infelizmente em Tomar não é só o PSD que assobia pro lado nos problemas importantes e passa o tempo nas assembleias em bitaques de somenos importancia, o mesmo se passa na urbe com o pessoal, senão vejamos, o caso do arquiteto Madureira teve o condão de pôr a nu aquilo que toda a gente já sabia, só que não havia ninguêm com eles no sitio para falar abertamente da coisa, quando vi a noticia no Tomar na Rede não vi nenhum comentário ainda assim resolvi esperar uns dias para vêr, não é que até hoje tirando o meu comentário ninguêm piou, porquê? pois é, a cidade é pequena e a gamela tende a ficar curta.
ResponderEliminar