Imagem copiada de Tomar na rede, com os agradecimentos de TAD3.
Eucaliptização
Há falta de pau no concelho e na Câmara?
Câmara aprova quase 40 hectares de eucaliptos | Tomar na Rede
A pergunta pode parecer descabida e até inconveniente. Há sobretudo gente jovem na autarquia, onde tal carência não costuma ser habitual, mas temos de ter em conta que a maioria é feminina, o que, mesmo em época de paridade de género, pode ter os seus problemas.
Devo contudo reconhecer que já me constou, na mesma linha de reflexão, haver no Município um problema de falta de planeamento agrícola, com excesso de nabos e falta de tomates. Quanto a pau, contudo, é a primeira vez que leio a respeito, embora esteja tudo ligado, como é bem sabido.
De qualquer forma, a interrogação do título, podendo ser pouco conveniente, tem a sua justificação. Segundo o Tomar na rede, a autarquia acaba de aprovar mais quarenta hectares de eucaliptos no concelho. Poderá alegar-se que são requerimentos bem lubrificados de empresas privadas. Mesmo assim a maioria socialista, tudo gente acima de qualquer suspeita, sempre poderia indeferir, caso notasse que não há falta de pau, nem na autarquia nem no concelho.
Trata-se de eucaliptos, árvores de origem australiana e de crescimento rápido, muito do agrado das empresas de celulose e dos pequenos proprietários rurais em geral. É certo que "bebem" muita água, de tal forma que tendem a secar tudo à sua volta, (como aconteceu com o Cavaco a dada altura...) mas os pequenos proprietários rurais gostam muito porque, conforme costumam dizer "crescem tão rápido, que está um homem deitado na cama e vê o pau a crescer." Deve ser também por isso que a Câmara aprovou tanto eucalipto. O pessoal dos Casais (terra da minha mãe e do meu pai), não costuma deixar essas questões por paus alheios, e ainda bem, que o concelho está desde há anos em encolha demográfica.
Sem comentários:
Enviar um comentário