Vida local e regional
Os milagres a pedido nas igrejas evangélicas
e a informação regional em Portugal
No Brasil, o imenso país irmão da América do sul, que já ultrapassou os 215 milhões de habitantes, as chamadas igrejas evangélicas crescem a olhos vistos, enquanto a tradicional igreja católica estagna, segundo os dados oficiais disponíveis.
O modelo de gestão dos evangélicos é bem conhecido. As "ovelhas" que são pontuais e generosas no pagamento do dízimo, o obrigatório imposto religioso, são reconhecidas pelos pastores respectivos e beneficiam depois de milagres a pedido.
Tudo indica que em Portugal, algumas empresas privadas mais atiradas para a frente estão a adoptar o modelo evangélico nos seus negócios. As ovelhas que vão pagando o dízimo, directamente ou através das instituições que controlam, são depois recompensadas. Não com milagres, mas com condecorações, diplomas e publicidade de promoção pessoal. A vida custa a todos, e está cada vez mais difícil.
O MIRANTE, excelente semanário regional, que pratica "jornalismo de proximidade", acaba de atribuir o galardão de "Figura do ano, categoria prestígio, a Anabela Freitas", agora no Turismo do Centro. Todos os que andamos nestas coisas, sabemos porquê e para quê, pelo que seria redundante esmiuçar. Parabéns ao Mirante e à galardoada. É sempre agradável constatar que, nalguns sectores, já estamos meia hora à frente do futuro. Na informação tomarense estão à espera de quê?
Para o Mirante quem nunca será figura do ano é o presidente da camara da Chamusca, vá-se lá saber porquê, segundo as más linguas o rapáz não dá nada para aquele peditório, isto fáz-me lembrar aqueles concursos onde só vão aqueles que pagam pra ganhar qualquer coisinha.
ResponderEliminarSegundo ouvi dizer, o presidente da Chamusca têm dois grandes azares na vida. O primeiro é que, mesmo antes de ser eleito, já era Queimado. Paulo Queimado, de sua graça. O outro é que o manda-chuva do Mirante, o JAE, é da Chamusca e não perdoa nada. Uma desgraça nunca vem só, murmura o povo.
ResponderEliminar