sábado, 10 de fevereiro de 2024

Imagem editada, copiada de Tomar na rede, a quem se agradece.
 

Promoção turística

Por favor, senhor presidente, 

não nos envergonhe ainda mais!

Outdoor danificado no IC9 substituído por um novo | Tomar na Rede

Durante meses e meses, uma estrutura meio destruída, à ilharga do IC 9, lembrava aos automobilistas mais atentos que ali já houvera em tempos um cartaz promocional de Tomar. Finalmente, a Câmara lá acabou por resolver o assunto, mandando fazer e colocar novo cartaz.
Infelizmente, como acontece com cada vez mais frequência em Tomar, foi pior a emenda que o soneto. O esfrangalhado cartaz anterior tinha uma grande vantagem -disfarçava a desgraça. Não permitia ver o que lá estivera antes escrito.
Este, pelo contrário, evidencia a pobreza de espírito que por aí vai. Não é ainda o analfabetismo total, mas já faltou mais. Vejamos: Não me pronuncio sobre as cores, o formato ou as imagens escolhidas. Fica para outros especialistas, se os houver e se assim o entenderem. Mas olha a gamela!
Quanto ao texto, é um desastre total, de eleitos casca grossa. Desde logo porque SE é um articulador reflexo, cuja acção se refere ao nome a que está ligado. E o património arquitectónico não se renova, porque é inerte. Por conseguinte, o património só pode ser renovado, para usar o mesmo verbo inadequado, se acrescentarem mais património ao que existia, mas nunca se renova.
Segue-se que o próprio verbo renovar, só pode funcionar naquele contexto frásico por evidente preguiça mental. Se pensar um bocadinho mais, qualquer leitor do cartaz conclui sem dificuldade que, nos monumentos retratados, houve limpeza, restauro, manutenção, requalificação, recuperação, mas nenhuma renovação. Nada de novo. Estão como estavam. Só mudou a nuance dominante.
Usando outro tema, para mais fácil entendimento. Quando uma senhora (ou um cavalheiro, embora seja mais raro) vai ao salão de beleza, e manda fazer uma limpeza facial, está a renovar-se? Pode escrever-se sem chocar "Cabeleireiro Xavier - Onde senhoras e cavaleiros se renovam"? A socialite Lili Caneças se cuida, se actualiza ou se  renova?
Perante isto, senhor presidente, por favor não envergonhe os tomarenses ainda mais. Mande retirar e substituir aquela nódoa rapidamente. Antes que comece a circular em grande escala o slogan "Visite Tomar, terra de lorpas, onde até as pedras se renovam, continuando iguais." Ou ainda, "Tomar -Onde a maioria socialista quanto mais se renova, mais está na mesma. Igual a si própria"

4 comentários:

  1. Concordo consigo, a frase é infeliz. Valia mais o Tomar, Cidade Templária.

    ResponderEliminar
  2. Pelo caminho que as coisas levam, não tarda com os Paços do concelho iluminados como uma discoteca modernaça, segundo o Tomar na rede de hoje, tenho uma proposta muito original e avançada. Caso o PS volte a ganhar nas autárquicas de 2025, o que não é impossível, a Câmara deve adoptar um novo slogan promocional, em consonância com os eleitos: GENTALHA IDE A TOMAR CIDADE CANALHA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você não diga isso que o PS é gente séria e competente. O nosso deputado Hugo Costa convidou o presidente da concelhia de Almeirim, o sr.Gustavo Gauêncio da Costa para integrar a lista, e ele disse ao Hugo Costa: 'ouve lá, aceito mas só se for para último lugar da lista e se ficarem todos doentes ou forem nomeados para o governo desisto porque eu já estou reformado e não estou para me estar a chatear para ir ganhar uns tostões, não preciso, quero é gozar a vida'.

      O senhor Gaudêncio não é nenhum mercenário, é um homem sério. Fonte: CNN Portugal

      Eliminar
    2. Para mim, a priori, são todos sérios e competentes, até prova em contrário. Mas as provas acumulam-se, de tal forma que quando escrevo sério e competente é com sentido irónico.

      Eliminar