quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024


A notícia deu brado. A Festa dos tabuleiros como tema da Escola de Samba Unidos da Tijuca, no Carnaval do Rio. Foi a euforia em Tomar, com tamanha promoção internacional. A tal ponto que a informação local omitiu, decerto por falta de elementos, que aquele tema era patrocinado pelo Turismo de Portugal. O Tomar a dianteira 3 passou mais um vez por desmancha prazeres, para dizer o mínimo, ao aconselhar alguma moderação no entusiasmo popular.
Até por haver ali uma contradição evidente. Desde há anos que a comunidade organizadora dos tabuleiros, que são praticamente sempre os mesmos, com algumas mudanças de circunstância, procura registar a designação e o modelo, para evitar cópias noutras terras. E agora ficaram todos entusiasmados por desfilar uma má cópia no Rio de Janeiro?
Será tentador pensar, como habitualmente, que o autor destas linhas gosta de dizer mal, de denegrir, de rebaixar, quando afinal procura sempre transmitir apenas a realidade tal como a vê. Pessimista crónico? Talvez,  mas nesta alegoria brasileira da festa, bastou esperar pelas conclusões, para confirmar mais uma vez a razão exposta. A notícia infra, copiada do diário carioca O Dia on line nem sequer menciona os tabuleiros ou Tomar. Onde está a promoção?
Como se não bastasse, o próprio júri do Carnaval do Rio 2024, classificou a Unidos da Tijuca e o seu samba-enredo em 11º lugar, entre as 12 concorrentes da categoria especial. Só escapou à despromoção por haver duas outras Escolas com um empate na pontuação, inferior à da Tijuca. Uma sorte no meio do azar.
Em conclusão, façam o favor de tomar nota: Os tabuleiros são muito bonitos, a festa é uma beleza e as ruas ornamentadas encantam, mas são coisas nossas, que viajam mal e não entusiasmam ninguém lá fora, como fica mais uma vez demonstrado. Mal empregado patrocínio do Turismo de Portugal. E não é evento para 1,3 milhões de euros, num país pobre, de modo algum, vendo as coisas com um módico de realismo.

Tabuleiros no Carnaval do Rio

"Fado com samba não empolgou a plateia"


Raphael Perucciraphael.azevedo@odia.com.br

Publicado 14/02/2024 04:40

"Rio - Penúltima escola a desfilar na madrugada de segunda-feira passada, a Unidos da Tijuca passeou pela história de Portugal, explorando mitos, lendas e símbolos lusitanos. O tema, no entanto, não propiciou um bom desfile.
O samba-enredo, que não figurava entre os melhores do ano, não funcionou, deixando o desfile ainda mais morno, apesar dos esforços dos diretores de Harmonia. Faltou, também, entre os componentes, a garra habitual da Unidos da Tijuca. Fado com samba não empolgou a plateia."

ADENDA às 22H37 de 15/02/2024

A notícia acima publicada incluia cinco comentários pouco favoráveis a Portugal, focando questões como escravatura, colonialismo, miséria e racismo. Resolvi não os copiar, por não terem relação directa com a matéria da notícia.


Sem comentários:

Enviar um comentário