quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Imagem Rádio Hertz, com os agradecimentos de TAD3

Incidente com o Presidente Cristóvão

Impõe-se pedir desculpa. 
Aos portistas, aos portuenses e aos tomarenses.
Hugo Cristóvão arrasado e ameaçado por causa de publicação contra o Porto | Tomar na Rede

António Pina
diz:
28 de Novembro de 2023 às 21:52


1. "O comentário é infeliz
2. Os ofendidos do FCP sabem bem que o seu comportamento público prima pela arruaça e falta de respeito por pessoas e bens.
3. As ameaças ao presidente da câmara de que a noticia fala são a confirmação do que foi dito
4. Vai mal quem valoriza o comentário infeliz para fazer oposição"


(Copiado de Tomar na rede, como os nossos agradecimentos ao autor e ao administrador do site.)


O comentário supra refere-se a um outro, publicado nas redes sociais pelo senhor presidente da Câmara, no qual menciona, em tom jocoso, a categoria desportiva e o sotaque dos jogadores de hóquei em patins do Futebol Club do Porto, que vieram jogar a Tomar. Não tendo o autarca acrescentado qualquer esclarecimento sobre a qualidade em que escrevia (adepto, cidadão ou membro de uma claque), deduz-se portanto que agiu como presidente da Câmara de Tomar, procurando incentivar uma equipa da cidade.
Sendo assim, dado que o conjunto portuense  já veio várias vezes a Tomar, mas só agora foi assediado pelo senhor presidente Cristóvão, a pergunta impõe-se: Porquê só agora? A resposta é límpida e imediata: Porque antes não havia condições. Faltava a euforia do poder, do mando, para achincalhar e ofender gratuitamente visitantes da cidade. Ainda não era presidente. Havia alguém, com mais sentido das conveniências, acima dele.
Atitude precipitada? É provável, mas nesse caso impõe-se eliminar o que foi escrito, e depois pedir desculpa aos visados todos e aos cidadãos tomarenses, que têm direito ao seu bom nome e ao da cidade onde nasceram, bem como  a autarcas que não sejam demasiado rústicos e inconvenientes, para não dizer mais.
Tentar justificar o comportamento inaceitável de um autarca, invocando os antecedentes dos ofendidos, não passa de um reles recurso do tipo marxista esclerosado, que foi usado ainda há pouco tempo em relação ao hediondo acto criminoso do Hamas em Israel, assassinando de forma bárbara e raptando centenas de homens, mulheres e crianças, todos civis desarmados. Então como agora, impõe-se a pergunta prévia: Quem começou? Neste caso do autarca prevaricador, quem começou a assediar? Quem abriu as hostilidades? Ele, que ofendeu os portistas e os portuenses, ou estes que alegadamente não respeitam pessoas e bens?
"Vai mal quem valoriza o comentário infeliz para fazer oposição"? É uma opinião respeitável, como qualquer outra, de quem quer defender o autarca em causa. Talvez para agradecer que o presidente Cristóvão. logo a seguir ao comentário inaceitável de incitamento aos jogadores sportinguistas, tenha concedido mais um subsídio extraordinário de vinte mil euros ao clube, para pagamento de viagens internacionais,  naturalmente sem qualquer intuito eleitoralista.
Usando um fraseado típico da direita espanhola, a mim dói-me Tomar. Por isso não tenciono calar-me, ou sequer moderar-me. Se estou a ver mal, demonstrem-me, por favor.
Por muito moderna e limpa que possa ser e estar uma suinicultura, nunca deixará de ser uma porcaria. A fortiori, uma autarquia poderá ser uma instituição respeitável, uma bandalheira ou uma javardice. Depende dos seus eleitores e dos seus autarcas. Venha o pedido de desculpa!





1 comentário:

  1. Olha! Olha-me esta! Tão indignados estão os adeptos do F.C.Porto! Esquecem que, mesmo em jogos com outras equipas, desatam, em coro, a apelidar os honrados cidadãos do Sport Lisboa e Benfica de filhos da puta! Para se ouvir bem pela televisão. E batem em jornalistas. E ameacam árbitros, etc, etc. - penso eu de que. E quando o Herman José divertia o nosso povo de lés a lés com o Esteves a sotaqueà-los... Essa foi boa, senhor Hugo Cristóvão. Um dia destes ainda vão querer saber se os políticos... - penso eu de que.

    ResponderEliminar