terça-feira, 14 de novembro de 2023

Imagem Tomar na rede, com os nossos agradecimentos. 
Aqueles fios pendurados na parede ajudam muito em termos estéticos. Completam o quadro urbano, com todo o aspecto de uma grande cidade...do Uzebequistão. Ou dos tomarenses que praquistão. Só faltam os camelos na rua. Ou nem isso?

Estacionamento na área urbana

Visitar Tomar? Não há onde estacionar!

Tomar na rede acaba de publicar um texto sobre as autorizações camarárias para instalar esplanadas em zonas de estacionamento: Concorda com esplanadas nos lugares de estacionamento? | Tomar na Rede
É um tema muito oportuno. Para os mais profanos tem todo o aspecto de ser uma opção Tomar sem carros, custe o que custar. Já tínhamos o triste espectáculo junto ao Convento, com os condutores a invadirem propriedades privadas. e outros indo-se embora sem visitar o monumento, em busca de cidades mais acolhedores. Há também as ciclovias, que morrem nas esplanadas. Agora, com os estacionamentos cada vez mais ocupados por esplanadas em plena urbe, a situação agrava-se, não se vislumbrando melhores dias.
Ainda recentemente constava na OT da reunião do executivo um ponto para aprovar a supressão de três lugares obrigatórios de estacionamento, num prédio misto de habitação, serviços e comércio, a edificar na Avenida dos combatentes da grande guerra. Tudo indica que terá sido aprovado, mediante o pagamento de cerca de 2 mil e quinhentos euros.
Com parques ocupados por esplanadas, lugares insuficientes e dispensas de lugares para moradores e clientes, não se vislumbra qual possa ser a  opção camarária nessa área. Provavelmente acabarão por recomendar que cada condutor dobre o seu carro bem dobrado e o meta num saco adaptado para o efeito, a levar na mão para qualquer lado. Pode não ser muito confortável, mas as senhoras vão adorar, esforçando-se no sentido de mostrar o saco mais original ou vistoso.
Os nossos queridos irmãos brasileiros,  já numerosos em Portugal, e que não perdem uma ocasião para xingar sem ofender, vão rejubilar: "MORAR, TRABALHAR, VISITAR TOMAR??? QUE SACO!!!"

2 comentários:

  1. Há sempre estacionamento, pago (obviamente), quem quiser visitar tomar tem sempre onde estacionar. Eu critico os políticos pela falta de noção e de pudor. Falta de noção porque, por exemplo, desenvolveram a app de estacionamento pago, lá a encontrei, que em dois anos teve até hoje mais de 100 downloads!!!, vejam lá a fartura. E nem teve avaliações nem nada, as aplicações para smartfone costumam a ser avaliadas com estrelas, e até hoje ninguém o fez!!! Esta malta desenvolveu uma coisa que quase ninguém usa. Era uma prioridade? Não me parece. Têm também estações para medir a qualidade do ar!!! e estações para medir a qualidade da água do nabão, até se fala de um robô, ou um drone

    ResponderEliminar
  2. No caso do Castelo - Convento não há mesmo estacionamento, gratuito ou a pagar, durante a alta estação turistica (Julho - Setembro). Coma agravante de roubos frequentes no parque da encosta e na Cerrada dos cães. Não há queixas, devido à barreira da língua, mas alguns guias para estrangeiros já recomendam muito cuidado com os amigos do alheio em Tomar.
    A Cãmara não saberá destas e doutras coisas, como a daquela cafetaria concessionada que impede a entrada dos WC públicos pelo exterior, para obrigar ao consumo, porque acontecem lá em cima e os Paços do concelho estão numa cova sem horizontes.

    ResponderEliminar