Ambiente e poluição
Praia de Iracema e Nabão de ir esperando
Poluição mancha cartão postal de Fortaleza (uol.com.br)
As obras de alargamento do calçadão, e remodelação da rede de saneamento no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza, (2,5 milhões de habitantes), onde mora o escriba destas linhas, implicaram o fecho do emissário de esgotos pluviais durante algumas horas, o que em princípio não constituía qualquer perigo, dado que a chuva em Fortaleza é rara e em fraca quantidade. Foi por isso uma enorme e desagradável surpresa quando, após a reabertura do emissário, surgiu uma grande mancha acastanhada, e com mau cheiro persistente, na chamada "praia dos Crush" popular troço balnear da Praia de Iracema. (ver link supra).
Alertadas as autoridades, com elas veio também o pessoal da CAGECE, empresa municipal de saneamento de Fortaleza. Foram recolhidas amostras para análise, e poucas horas depois já se sabia, pela comunicação social, que se tratava de poluição por dejectos humanos, com abundância de coliformes fecais. Imediatamente, a empresa de saneamento mandou proceder a um rastreio do emissário por meio de um robot telecomandado com imagem, o qual identificou cerca de trezentas ligações clandestinas de ramais domésticos ao emissário pluvial.
Agora, os quase trezentos proprietários prevaricadores, boa parte dos quais ignoravam a irregularidade, estão a ser notificados, para procederem com urgência a regularização da situação, o que não vai ser fácil, pois implica abrir valas nas ruas, para ligar ao emissário doméstico os ramais até agora ligados ao das águas pluviais, alguns dos quais correspondendo a dezenas e dezenas de apartamentos.
Dada a complexidade do problema, sempre são quase 300 alterações, em contextos muito variados, a porta-voz da prefeitura (equivalente da nossa câmara municipal), disse não poder indicar ainda uma data para a reabertura a banhos da zona afectada da Praia de Iracema, acrescentando que tal ocorrerá logo que possível.
Mais sorte têm os tomarenses, decerto por estarem na Europa e não no terceiro mundo, como o Brasil. Questionado pela Rádio Hertz sobre a poluição do Nabão, o presidente Cristóvão não anunciou qualquer rastreio por robot telecomandado com imagem, que até podia revelar algum imóvel hoteleiro municipal a poluir o Nabão. Mas garantiu que a poluição do rio é um problema com décadas e quem disser que pode ser resolvido de um momento para o outro, está a mentir, apesar de se tratar de poluição orgânica. Tal como na Praia de Iracema.
Concluindo, os dois casos de poluição são afinal semelhantes, apesar de separados por sete mil quilómetros. Em Fortaleza temos a praia de Iracema e em Tomar o Nabão de ir esperando. Deve ser por causa do aquecimento global. O cheiro torna-se mais intenso com o calor. Donde a rapidez do dignóstico em Fortaleza, e a habitual lentidão no vale nabantino. Com o frio, o pivete aguenta-se bem.
Pela minha saúde se lhe estou a mentir que quando li a notícia pensei assim: "O Hugo Cristóvão è benfiquista", pesquisei no Google e não é que é mesmo???!!! Os anos vão nos dando alguma experiência. Agora a oposição deveria de aproveitar o mote e lançar uma moção de censura em assembleia municipal porque é uma situação muito grave: o presidente da CMT, um concelho que vive do Turismo, não pode gozar com pessoas que falam de maneira 'estranha'. É gravissímo e é motivo para a demissão do presidente da CMT. Imagine que ele era relações públicas de um hotel em Tomar. Iria gozar com o sotaque dos clientes??!!! É motivo para despedimento com justa causa.Vamos lá ver se a oposição tem tomates.
ResponderEliminarAcompanhando o seu raciocínio, parece-me que a oposição tem tomates, excepto as senhoras, que se saiba. O problema inibidor é que a extrema-esquerda e os presidentes de junta, além de terem tomates, têm também muita necessidade dos subsídios camarários, o que os obriga a votar sempre como deve ser. Mesmo os presidentes de junta do PSD.
EliminarQuando há uma infracção ás leis, o código de conduta são leis que até são publicadas em diário da República, o PSD de Tomar pode intrepor uma ação judicial num tribunal administrativo para exigir que a lei seja cumprida, isto independentemente da assembleia municipal. O poder judicial sobrepõem-se ao poder político. Eu não consegui encontrar o código de conduta da câmara municipal de tomar mas encontrei de outras autarquias mas eu acho que algo como o que se passou é muito grave e teve consequências, basta ver a notícia TNR. Este acto do Presidente desprestigiou Tomar e foi uma atitude infantil, e ele próprio o reconheceu porque apagou o post. Ele não pode fazer aquilo.
Eliminar