segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Hugo Cristóvão, Pedro Nuno Santos e Hugo Costa

O que aí vem

E agora? - 1

O título não é meu, mas de Miguel Sousa  Tavares, numa recente crónica do EXPRESSO, porque considero ser a pergunta que muitos milhares de portugueses fazem nesta altura. E agora? Vai ser "de rego cheio", como diziam dantes os agricultores, quando ainda regavam com água do rio, tirada a motor, ou pelas rodas. Vamos ter quatro eleições em dois anos. Directas no PS, já no mês que vem, Legislativas em Março próximo, Europeias em Junho 2024 e Autárquicas em Outubro 2025. Fartura democrática.
Em qualquer delas, o PS é, nesta altura, o partido em melhor posição para vencer, excepto talvez em Tomar, nas autárquicas 2025. Análise pessoal, tão imparcial quanto possível. Nas próximas eleições internas de Dezembro, até agora com três candidatos (José Luis Carneiro, Pedro Nuno Santos e Fernando Adrião), PNS parece o vencedor mais provável. Mesmo em Tomar, onde conta com muitos apoiantes (ver imagem).
A confirmar-se essa vitória, vamos ter um PS mais à esquerda, aberto a coligações e outros entendimentos com o BE e o PCP. Mas qualquer que venha a ser o vencedor interno, o PS - Tomar estará bem posicionado nas próximas legislativas, uma vez que controla a máquina partidária a nível distrital, encabeçada pelo actual deputado Hugo Costa. Poderá portanto conseguir pelo menos dois candidatos tomarenses em lugares elegíveis, nas próximas listas.
Quem? Além de Hugo Costa, que tem feito um bom trabalho, há no imediato três hipóteses, a saber: Anabela Freitas, que já foi deputada na AR,  caso esteja disposta a trocar o conforto pela adrenalina. António Alexandre, apoiante de José Luís Carneiro e provedor da Santa casa, para sarar feridas, se estiver para aí virado. Virgílio Saraiva, como recompensa de fim de carreira política, sempre a militar na asa esquerda do PS.
E os outros partidos? É o que se poderá ler na próxima crónica.
.

8 comentários:

  1. Seria interessante o Zé Gaio lançar um dos inquéritos dele sobre intenções de voto. Tenho a certeza que traria muitas visualizações ao site.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou advogado dele nem de ninguém, mas palpita-me que não vai tardar esse tal inquérito. Oxalá!

      Eliminar
  2. O Professor escreveu que o Hugo Costa tem feito um bom trabalho!!! O que é que ele fez por Tomar e pelos Tomarenses???!!! Ele lá na assembleia está sentado lá para o meio, é muito raro abrir a boca, a não ser para falar da alheira.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrevi sim senhor, e mantenho. Há todo um trabalho de bastidores que é valioso e os eleitores não podem julgar porque o ignoram. O Hugo conseguiu, ao fim de muitos anos, que Tomar lidere pela primeira vez a distrital de Santarém do PS. Pode crer que não é pouca coisa.

      Eliminar
    2. A narrativa dele é sempre a mesma: "A esquerda, a esquerda, combater a extrema direita, a direita racista, socialismo, etc...,etc..." é o discurso dele. Não diz nada de jeito. Na minha opinião é um parlamentar fraco e como presidente da AM não a dinamiza, até dá sono. E nem sequer conseguiu a maioria absoluta.

      Eliminar
  3. Repare que o Hugo Costa teve menos 563 votos (na mesma eleição!!!) do que a Anabela Freitas!!! Era normal que quem votasse Anabela também votasse Hugo, era o que faria sentido, o contrário é que não. Se calhar mais pessoas pensam como eu...Não nasceu para ser líder, nasceu para lamber botas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São estilos diferentes no mesmo partido. Os eleitores locais sabem sempre muito bem quem compra votos e quem procura apenas merecê-los, por não poder comprá-los. A gamela tem sempre fotografias. Também por isso a Filipinha é bem melhor que Hugo Costa, disso não tenho dúvidas. Mas o Hugo é mais eficaz, sereno e fiável.

      Eliminar
    2. Se o Professor o diz... eu não o conheço pessoalmente mas por aquilo que ouço não gosto do estilo:"combater o fascismo". Ele nem sabe o que é fascismo!!!

      Eliminar