terça-feira, 11 de julho de 2023

 
Imagem de António Freitas, com os agradecimentos de TAD 3.

Política local e eventos

OS SUCESSIVOS SUCESSOS DE ANABELA FREITAS

Dizia-se dantes que a História é uma sucessão de sucessos que se sucedem sucessivamente sem cessar. Quase o mesmo se poderá dizer da carreira da nossa querida presidente da Câmara. A Festa dos tabuleiros, que agora terminou, é apenas o mais recente sucesso da ilustre senhora. Falaram de milhão e meio de visitantes, mas estou convencido de que foram mais. Talvez até o dobro, se der mais jeito em termos de propaganda. Pelo menos visitantes a pé, nunca vi tantos. Nem durante as sucessivas peregrinações a Fátima, nos tempos anteriores ao 25 de Abril. E isso é bom. Caminhar faz bem à saúde e evita a obesidade.
Mas os sucessos da técnica de emprego eleita autarca a tempo integral começaram muito antes. Logo dois anos após a primeira eleição, quando o seu chefe de gabinete e o vice-presidente foram literalmente atirados pela borda fora. Porque estavam a obrar mal? Que não. Apenas tentavam limar as unhas de alguns técnicos superiores municipais, o que ia contra as ideias da senhora, que sabia e sabe muito bem de onde lhe vêm os votos que permitiram três sucessos sucessivos, em 2013, 2017 e 2021.
Confortados pelos sucessos da senhora, os tais técnicos de unhas demasiado compridas têm procurado retribuir. Plano de pormenor da Avessadas, Plano de Pormenor do Vale dos Ovos, Plano de Pormenor do Agroal, Plano de Pormenor do Açude  de Pedra, tudo sucessos incontestáveis. Por vezes a CCRLVT (ou equivalente) recalcitra, mas é porque são uns invejosos, sem sucesso algum. E os tais planos de pormenor com grande sucesso, tornaram possível, por exemplo, encerrar o parque de campismo, para acabar com a vinda dos turistas de manta às costas, também conhecidos por mochileiros, que não interessam a ninguém, na óptica anabelista. Ou, mais recentemente, o ida do Centro de Cuidados Continuados da Santa Casa para o concelho da Barquinha. Podendo parecer que não, é mais um grande sucesso da querida presidente, pois permite melhorar consideravelmente as estatísticas. Sempre são menos umas dezenas de velhos que desaparecem do concelho, já tão sobrecarregado com a 3ª idade.
Na área da gestão alargada, a privatização disfarçada dos SMAS com a criação da Tejo Ambiente, constitui outro êxito incontestável. E que sucesso! Aquela de conceder aos "funcionários das águas" o direito de optar, foi de mestre. Permitiu separar as águas, guardando os melhores e aumentando o efectivo camarário. Só falta saber para quê.
E depois a própria Tejo Ambiente tem vindo a demonstrar ser um sucesso genial. A tal ponto que até agora a Câmara de Tomar só lá enfiou pouco mais de dois milhões de euros, quando se pensava que seria muito mais. Os próprios cortes de água, que de tão frequentes já começam a irritar alguns, mais não são afinal que um grande sucesso em termos de redução dos consumos, em época de estiagem. Quem não tem, não gasta. Mais um sucesso portanto.
E chega-se assim ao mais recente e clamoroso sucesso de Anabela Freitas. Anunciou a sua candidatura ao Turismo do Centro, acrescentando que, em caso de vitória, deixaria a autarquia, por já ter atingido todos os objectivos pré-determinados. Dois anos antes do fim do último mandato, é indiscutivelmente mais um estrondoso sucesso. Comparável ao conseguido no campo da informação local e regional. Ao cabo de três mandatos, manejando habilmente subsídios, ameaças, boicotes e tretas, conseguiu que nenhum jornalista urine fora do penico. Por obrigação ou por convicção, só sai aquilo de que a senhora gosta -a relação dos seus sucessivos sucessos.
Agora de saída, já averbou mais um sucesso de todo o tamanho, uma honra para a cidade, para o concelho e para o país. Ainda as eleições do  Turismo do Centro não tiveram lugar e Anabela Freitas já obteve a 2ª posição na lista vencedora. Com tal embalagem, não espantará caso a breve prazo consiga mesmo ultrapassar o cabeça de lista, rumo à Europa, ou até à ONU! É assim a nossa ainda querida presidente, cuja carreira é uma sucessão de sucessos que se têm sucedido sucessivamente sem cessar, na História escrita pelos vencedores, como quase sempre acontece. 
Boa viagem e um futuro cheio de sucessos, querida presidente!

Sem comentários:

Enviar um comentário