Imagem 1 - O Pego de Santa Iria com um grande painel de azulejos enxaquetados do século XVII.
Imagem 2 - O empreiteiro acrescentou janelas, (do lado esquerdo) e retirou o painel de azulejos, conforme indica a parte da parede sem reboco.
Imagem 3 - Aspecto actual, após o restauro.
Património - Convento de Santa Iria
No melhor pano cai a nódoa?
Vila Galé não sabe de nada?
A empresa hoteleira Vila Galé, dirigida por Rebelo de Almeida, tem uma excelente reputação, como respeitadora do património edificado, em todos os seus empreendimentos. É por isso com alguma surpresa e muita tristeza que, no caso da requalificação do ex-Convento de Santa Iria, comprado à Câmara de Tomar por pouco mais de 700 mil euros, se constata o desaparecimento de um grande painel de azulejos enxaquetados do século XVII, que existia no chamado "Pego de Santa Iria", o local onde segundo a tradição, depois de assassinada, Iria foi atirada ao rio, no século VII.
Nem a fiscalização, nem a informação local, nem os tomarenses, (tão preocupados com determinado cartaz, mesmo à ilharga do percurso do cortejo dos tabuleiros), até agora ninguém deu por nada. A verdade, porém, é que as imagens acima não enganam. Os azulejos estavam lá, imagem 1. Foram retirados, imagem 2. Não aparecem após o restauro, imagem 3.
Que se passa? Erro do empreiteiro? Vila Galé não sabe de nada? Ainda vão repor o painel? Alguma sumidade camarária, entre os eleitos e técnicos superiores, entendeu que os azulejos destoavam naquela fachada? Aguardam-se esclarecimentos. Haverá?
Boa observação, mas acredito que o painel tenha sido removido para ser restaurado e volte ao seu local original.
ResponderEliminarNão esquecer que a obra continua ainda na parte do antigo Colégio Feminino.
É também essa a minha esperança, tendo em conta a reputação da empresa Vila Galé.
Eliminar