sexta-feira, 12 de maio de 2023

PS local

Vão aldrabar o Camões!

É uma publicidade de página inteira n'O Templário desta semana, conforme imagem supra. A justificar o velho dito popular "Pode-se gastar à vontade, que a Ordem é rica e os frades são poucos." Porque afinal é apenas uma imagem aérea dos tabuleiros na Praça da República, com duas frases e o agradecimento final.
A primeira frase é verdadeira, transmitindo uma ocorrência banal, que os devaneios de uma eleita com pouco mais de sete mil votos, num universo de 33 mil, pretendem transformar num acto extraordinário que confirma uma acção heróica: "A Festa dos tabuleiros foi classificada como Património cultural imaterial nacional", exactamente como os púcaros de Estremoz, as bilhas de Bisalhães. ou o cante alentejano. Nada portanto de extraordinário, ao contrário do que se pretende fazer crer.
A segunda frase é uma redonda mentira, sob a forma de linguagem fantasista-triunfalista, estilo maoista dos anos 70: "Só com o empenho e dedicação de todos os tomarenses o conseguimos." Basta atentar no excerto "Só.... com todos os tomarenses", para perceber a aldrabice sem pés nem cabeça. O processo de candidatura  foi e continua sendo conduzido, na parte executiva, por um respeitável alentejano, que não nasceu nem nunca viveu em Tomar. Só cá apareceu depois de contratado para o efeito. Nada contra, mas não me venham dizer que também é tomarense, e se calhar dos verdadeiros, agora na moda.
Segue-se que "o empenho e a dedicação de TODOS os tomarenses", só existe no cérebro exaltado de quem escreveu semelhante barbaridade. Tomarense sou eu, e não tive nem tenho nada a ver com o assunto. Ainda se fosse "da maioria dos tomarenses", ou "de grande parte dos tomarenses", seria forçado, porém aceitável, uma vez, como é sabido, "os publicitários são uns exagerados". Agora assim, tenham paciência. Vâo aldrabar o Camões! Como  é zarolho, pode ser que não dê por nada.
Trata-se de mais uma infantilidade da maioria PS, da qual só aqui se dá conta para memória futura. Para que não se pense, dentro de alguns anos, que em 2023 TODOS os tomarenses ainda andavam de barrete, ou usavam óculos socialistas-anabelistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário