quarta-feira, 31 de maio de 2023

 

Eventos locais

Festa dos tabuleiros nas malhas da nova regulamentação sanitária

preparacao-e-resposta-em-eventos-de-massas-pdf.aspx (dgs.pt)

Os leitores recordam decerto crónicas anteriores, com afirmações dos responsáveis pela Festa dos tabuleiros. 10 dias, 33 mordomos, a maior festa do país, 10 concertos gratuitos, 150 mil pessoas no "Cortejo dos rapazes", 500 mil no Cortejo dos tabuleiros. É só farturas!
Infelizmente para tais entusiastas, a Direcção-Geral de Saúde publicou no início de Maio a norma sobre regulamentação sanitária nos vários eventos que se realizam por esse país fora. Mais de 500 segundo referem. É um documento complexo e muito exigente, que estabelece quatro tabelas de avaliação quantitativa para qualquer evento.
A soma da pontuação obtida nas 4 tabelas determina as medidas de prevenção a adoptar obrigatoriamente,  pela entidade organizadora do evento, em função dos riscos do mesmo. Risco baixo até 30 pontos, médio até 50 pontos, alto até 70 pontos e elevado acima de 71 pontos.
Só para exemplificar, os anunciados 500 mil visitantes correspondem a 58 pontos, o que implica que os organizadores da festa disponibilizem em permanência, durante a mesma,  4 ambulâncias, 60 socorristas, 16 Suportes Básicos de vida, 4 médicos e 4 enfermeiros, especialistas em Suporte Avançado de Vida. Tudo isto numa terra em cujo hospital é costume esperar até 4 horas na urgência. Incoerências.
Além do já relatado, há a duração e a complexidade da Festa dos tabuleiros (10 concertos, cortejo dos tabuleiros, cortejo dos rapazes, 33 ruas ornamentadas, cortejo do mordomo, jogos populares), que poderão levar a DGS a exigir tabelas preenchidas para cada um deles. Isto porque, se a pontuação total ultrapassar 71 pontos, torna obrigatória a formação de um grupo de trabalho, o qual segundo a citada norma, devia estar operacional 120 dias antes do evento, ou seja, no caso da Festa grande, antes da saída da própria norma da DGS, em Maio. Em Portugal é assim. Regulamente-se que depois logo se vê. Haja saúde e coza o forno.


Sem comentários:

Enviar um comentário