domingo, 10 de julho de 2022

 


Subsídio camarário de 90 mil euros para o Festival Bons Sons

AS BALELAS DO COSTUME

E A TRISTE REALIDADE

Numa local sobre o Festival Bons Sons, refere O Mirante que a Câmara resolveu aumentar o habitual subsídio para 90 mil euros, 2,25 euros por habitante do concelho, incluindo os que lá não vão. Se lá forem, pagam preços desconfortáveis, como os demais. Não há descontos para tomarenses, apesar do subsídio. 

Jusficando tal montante com a importância do certame e o aumento de preços, a vereadora Fernandes, sempre muito entusiasta nestas e noutras coisas, não esteve com meias tintas. Declarou que "É um  evento nacional, dos mais referenciados por toda a população, e a nível internacional também é considerado uma referência."

Fica-se sem saber em que se baseou a respeitável vereadora para avançar semelhantes considerações, sobretudo quando referiu que o citado festival "também é considerado uma referência a nível internacional". Será mesmo o caso? Onde estão os documentos escritos,  sonoros ou visuais que o demonstrem?

O excesso é tão evidente que até o moderado Tiago Carrão, vereador do PSD, achou necessário referir que faltava documentação para apoiar a concessão do subsídio. E faltava mesmo. Só 31 de boca não leva longe, mesmo sendo tudo gente muito séria. À mulher de César não lhe basta ser séria; tem de parecê-lo. Mas isto só vale para quem saiba alguma coisa de História...

Apesar do reparo justo, como na situação actual PS e PSD são sempre irmãos gémeos na política autárquica, o subsídio foi votado por unanimidade. Com o vereador Francisco, também do PSD, a referir que convinha apresentar depois contas do festival, para se poder aferir da utilidade de tais subsídios. O costume. É a crise local, mas os social-democratas manifestamente não têm políticas alternativas. Ou seja, se fossem eles a governar, davam o mesmo subsídio, nas mesmas condições. Estão lá apenas a fazer figuração, ultimamente com um bocadinho mais de teatro. Neste como em todos os outros casos. Incluindo o escandaloso aumento da água. A líder Ferromau também estava na reunião camarária? Disse alguma coisa de útil ou de novo?

Sem comentários:

Enviar um comentário