sexta-feira, 29 de julho de 2022



Festarolas, eventos e estarolas

FALHANÇO CARICATO 

DA DIVISÃO DE TURISMO DA CÂMARA

Conforme mostram as imagens acima, a Divisão de turismo e cultura da Câmara de Tomar anuncia, em vistosos cartazes coloridos, que custam milhares de euros, uma "Festa da cerveja" que afinal não se realizou nas datas anunciadas, por motivos que falta conhecer. É grave. Está em causa a credibilidade de um Município com mais de oito séculos de honrada existência. Turistas que se sentem enganados são uma péssima publicidade.

O escândalo, porque é disso mesmo que se trata, foi despoletado por um turista anónimo, a falar português com acentuada pronúncia francesa. Estavam dois funcionários públicos aposentados a conversar, por volta das dez da noite, sentados num daqueles bancos ao fundo da Corredoura, quando apareceu o visitante. Disse boa noite e pediu uma informação: -"Por favor, onde é a festa da cerveja?"

Os dois interpelados olharam-se com ar surpreendido e um  deles, habitual frequentador do evento, respondeu: "Não há nenhuma festa da cerveja nesta altura em Tomar." Foi então que o turista fez sinal com a mão para o seguirem, e foi apontar no cartaz, numa das montras do prédio Vieira Guimarães, ali à entrada da Corredoura, a estrondosa asneira: "Festa da cerveja -28/31 de Julho-A decorrer."

Seguiu-se uma agradável conversa em francês, durante a qual o autor destas linhas aproveitou para esclarecer que nada sabia sobre o assunto, pedir desculpa e agradecer a visita, lamentando a infeliz ocorrência. Era um grupo de 11 pessoas, com crianças, vindos expressamente para a Festa da cerveja. 

E lá seguiram, Corredoura acima, provavelmente a pensar que os tomarenses não são de fiar. Anunciam e depois não cumprem.

Tem a palavra a Divisão em causa, para se justificar e tentar salvar a honra do convento. Se não for pedir demasiado. Com certa gente nunca se sabe.

Sem comentários:

Enviar um comentário