quarta-feira, 6 de março de 2024

Tribuna de Paulo Alexandre Melo - PSD

CONSERVATÓRIA DO REGISTO CIVIL:

UM SERVIÇO PÚBLICO EM DECLÍNIO

É com grande preocupação que assistimos à degradação dos serviços prestados pela Conservatória do Registo Civil em Tomar. A situação é cada vez mais precária, com longas filas de espera, funcionários sobrecarregados e falta de recursos básicos. No dia 12 de Fevereiro, dirigi-me à Conservatória para tratar de um assunto urgente. Deparei-me com um cenário desolador: apenas um funcionário estava a atender o público, e mesmo esse estava "emprestado" pela Conservatória do Registo Predial. A fila de espera era enorme e as pessoas estavam visivelmente irritadas com a demora. Esta situação é inaceitável! É inadmissível que um serviço público essencial, como o Registo Civil, esteja neste estado de abandono. As pessoas têm o direito de serem atendidas com rapidez e eficiência, e não serem obrigadas a esperar horas para tratar de assuntos importantes.
A falta de funcionários é um problema grave que precisa de ser solucionado com urgência. É necessário aumentar o número de trabalhadores nas Conservatórias do Registo Civil, para que o serviço possa funcionar de forma adequada. Também é necessário investir em modernização e digitalização dos serviços. A informatização dos processos permitiria agilizar o atendimento e reduzir as filas de espera.
Os tomarenses não podem ficar de braços cruzados perante esta situação. É urgente denunciar a precariedade dos serviços da Conservatória do Registo Civil e exigir que o Governo tome medidas para resolver este problema. Não podemos permitir que um serviço público essencial, como o Registo Civil, continue a degradar-se. É preciso garantir que todos os cidadãos tenham acesso a um serviço de qualidade, com o respeito e a dignidade que merecem.

Paulo Alexandre Melo
Membro da Assembleia da União de Freguesias
S. João Baptista e Sta. Maria dos Olivais (PSD)

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