sexta-feira, 8 de março de 2024

Convento de Cristo - Tomar


"CONVENTO DE CRISTO RECEBE SALA DE EXPERIÊNCIA IMERSIVA DA ROTA DOS TEMPLÁRIOS DO MÉDIO TEJO"

"A partir do dia 13 de março, o Convento de Cristo disponibilizará, no seu percurso de visita, uma nova sala de Experiência Imersiva alusiva à “Reconstituição do Cerco ao Castelo de Tomar” atrativa para todos os públicos.
Esta iniciativa insere-se no âmbito da Rota dos Templários no Médio Tejo, uma nova oferta turística para quem visita a região e representa o primeiro passo para uma rota nacional. Agrega vários recursos com vínculo à temática templária, experiências imersivas e diversas ferramentas de comunicação."
(Copiado do Facebook)

Turismo e economia local

Três novas candidaturas 

a Património Imaterial da UNESCO?

https://tomarnarede.pt/sociedade/site-da-festa-dos-tabuleiros-foi-suspenso/

Estava a congeminar a crónica a publicar hoje à noite, enquanto ia vendo a Euronews em português, quando apareceu uma notícia da Lusa, que me encheu de alegria, e veio mesmo a calhar: "Convento de Cristo - Tomar - Portugal propõe uma experiência imersiva sobre templários". (Ver texto no pórtico)
Veio-me logo à memória uma outra notícia, no Tomar na rede, que pode ler no link acima. Por favor não perca, pois é a prova provada de que, mesmo em ambiente de crise, os tomarenses continuam a inventar grandes coisas. Neste caso, já tínhamos há séculos as quatro operações aritméticas elementares -somar, subtrair, multiplicar e dividir- às quais convém acrescentar agora a inovação tomarense dos responsáveis pelos tabuleiros: as contas de sumir.
Porque é disso mesmo que se trata. Foram apresentadas as contas pelo sr. presidente e pelo sr. mordomo (nada de técnicos de contas acreditados, que só viriam complicar, como acontece com os da DGT, embora com outras intenções...), mas também nada de leituras directas, por gente não preparada para ler o que lá não está. É a nova contabilidade com dados a fingir, que produz contas de sumir. Ou não será assim? Querem fazer o favor de desmentir quem isto escreve, indicando-nos o link para aceder às ditas contas tabuleireiras? Porque, embora pouco católico, em matéria de contas estou como o S. Tomé: ver para crer.
Enquanto tal não acontece, haverá decerto muito tempo para ir até ao Convento, pagar os 6 euros de entrada, (que vão para Lisboa, ajudar o governo que é pobre), e mergulhar na tal "experiência imersiva sobre os templários", noticiada a nível europeu como um grande acontecimento. Com um bocadito de sorte, e os contactos convenientes, até pode deparar-se a dado passo com as tais contas de sumir com dados a fingir, mas em realidade virtual. Ou ainda mais virtual. Não é garantido, mas também não é de todo impossível.
E assim temos três novas realidades nabantinas, a candidatar quanto antes a Património Imaterial da UNESCO: Contas de sumir, que só reaparecem quando é conveniente; contabilidade com dados a fingir, só para difusão oficial; experiência imersiva, extraordinária odisseia, onde pode mergulhar mesmo quem não saiba nadar.
Com um bocado de boa vontade e alguma sorte, o que dá sempre muito trabalho, estas três novas candidaturas ainda acabam por ser aprovadas antes da referente à Festa dos Tabuleiros, dado que, como diz o povo, "aquilo que nasce torto, tarde ou nunca se endireita", e a candidatura dos tabuleiros, coitadita...

1 comentário:

  1. Se eu mandasse propunha ao ministério da defesa meter nos conventos tipo o nosso militares trajados a rigor, uns apeados e outros a cavalo, como acontece no palácio de Belém e de São Bento. O Render da Guarda é um espectáculo. Quanto ao site dos tabuleiros já está assim á bastante tempo porque mantê-lo aberto acarrecta custos. Quem quiser ver as contas tem de parar o vídeo e ampliar. O Formiga è explicador de matemática mas as contas não batem certo.

    ResponderEliminar