terça-feira, 12 de março de 2024



Jornal brasileiro O POVO 12/03/2024, página 8

Legislativas 2024

Partidos irmãos siameses 

que se tornaram simétricos

Prevendo o usual e elegante comentário "lá está o gajo a dizer mal outra vez", documentei-me, conforme pode conferir na imagem supra. Obtive assim a opinião de um jornalista brasileiro, que não conhecendo ninguém em Portugal, não diz mal nem bem. Limita-se a escrever o que pensa: "PSD, que de social-democrata só tem o nome" e "PS, de esquerda mas que também nunca justificou muito o nome que carrega."
Temos assim dois partidos praticamente irmãos siameses, que uma vez separados se tornaram simétricos. De resto, logo em 1974, falou-se do PS, não como socialista, mas simplesmente Partido do Soares. Quanto ao irmão nortenho, o PSD, era simplesmente o PS a Diesel.
Volvidos todos estes anos, e já são 50, tem-se a impressão que as coisas quanto mais mudam, mais ficam na mesma. Nestas legislativas 2024, ganhas pelo PSD e apêndices a nível nacional, o irmão PS conseguiu ganhar em Tomar. Venceu em 6 das 11 freguesias, mas não se livrou de um enxovalho. Em duas delas (Olalhas e Serra-Junceira) ficou em 3º lugar, com o Chega logo a seguir à AD.
Evitam porém os laranjas de aplaudir, ou os da mãozinha de vir com a história das freguesias reaccionárias. Simetricamente, na Asseiceira e em Paialvo, duas freguesias progressistas, a AD ficou em 3º lugar, com o PS e o Chega nos dois primeiros. E tiveram muita sorte, os irmãos fingidamente inimigos. O Chega não ganhou nenhuma freguesia no concelho, mas andou perto.
No Entroncamento, os do Ventura ganharam uma das duas freguesias, o mesmo acontecendo em Constância, numa das três. É como dizia em tempos a falecida Ivone Silva, que era ali de Ferreira do Zêzere: Isto é que vai uma crise!!!
Entretanto os canhotos nabantinos, em vez de seguirem o velho preceito popular "Se não os podes vencer, junta-te a eles" e conversa, como vem sendo habitual por essa Europa fora, vão insistindo no desprezo, no assédio, no ostracismo, na ofensa, na calúnia, no processo de intenções, e por aí adiante "para isto andar para a frente"?, como disse a Mortágua. O Ventura agradece a involuntária colaboração, já a pensar nas próximas eleições legislativas e nos eventuais cem deputados. O povo é católico, tal como o líder do Chega, e sempre gostou muito de mártires. Jesus Cristo foi acusado, julgado, condenado e crucificado há 21 séculos, e olhem o resultado por esse mundo fora...

Sem comentários:

Enviar um comentário