quinta-feira, 14 de março de 2024

Análise de resultados eleitorais

O PS -Tomar conseguiu 

salvar a honra do convento, mas...

TOMAR – Câmara investe cerca de 560 mil euros no associativismo do concelho | Rádio Hertz (radiohertz.pt)

Ladina como é, a vereadora Filipa já está a procurar pôr água na fervura. Sai mais meio milhão de euros dos cofres municipais, para comprar votos nas colectividades concelhias. (Ver link) A senhora fala de investimento, decerto sem se dar conta que despesa pública nunca é investimento, pois não origina valor acrescentado monetário como retorno. A não ser talvez na sua óptica assaz peculiar. Deve considerar um investimento, porque fica a aguardar os dividendos em votos, lá para Outubro de 2025. Parece-me, porém, que pode estar a ver mal a nova situação, após as recentes legislativas.
Conquanto tenha conseguido salvar o essencial -averbou mais votos no concelho que a AD- o PS está agora numa situação deveras desconfortável. Para além dos sucessivos escândalos camarários, os resultados eleitorais também não têm sido brilhantes. 39,70% em 2021, 42,61% em 2022, mas só 29,82% em 2024.
Tudo isto num universo eleitoral muito particular. Em 2013 havia 37.310 eleitores inscritos, e votaram 53,30% = 19.880. Onze anos decorridos, em 2024 votaram 22.240 = 66,23%, mas os inscritos já são apenas 33.346. Menos 3.964 eleitores inscritos, em relação a 2013.
Situação nova em Tomar, que altera tudo o antes tido por adquirido: Em relação a 2013, votaram mais 2.360 eleitores, num concelho com menos 3.964 inscritos. Dedução lógica, este aumento de afluência às urnas deve-se a cidadãos que antes não votavam, considerando que quem não vota é porque está insatisfeito e tende a emigrar logo que possível. Estes são portanto os que ficaram apesar de tudo, para agora protestarem, e de que maneira!
Nestas condições, os milhões em festas, subsídios e concertos, tudo à borla, só têm resultado na aparência, pois não só a crise continua e se agrava, como agora os descontentes resolveram manifestar-se, votando no partido da direita de protesto. O Chega ultrapassou os 20% em todos os concelhos da região, tendo obtido o melhor resultado em Constância, com 27,76%. Em Tomar, após 6,95% em 2021 e 9,86% em 2022, alcançou agora 20,67%, o mesmo patamar do PS, com 29,82%, o que contrasta com 39,70%, em 2021, e 42,61% em 2022, convém relembrar.
Conclusão: Ou muito me engano, ou respeitando algumas ideias básicas e evitando cometer demasiados erros, o Chega pode vir a alcançar uma brilhante vitória em Tomar nas próximas autárquicas, aproveitando a óbvia falta de arcaboiço do PS local e a notória inépcia do PSD nabantino. Espero ainda poder assistir aos efeitos da alegada má-língua, pelos jeitos muito activa no Algarve, onde o Chega ganhou.

4 comentários:

  1. Discordo consigo em muita coisa mas nisto concordo a 100%. É escandalosa a maneira como a câmara gasta o dinheiro, é o que se chama sustentar burros a pão de ló.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fossem só estes 560 mil euros, que davam para comprar cinco ambulâncias bem equipadas, ainda não seria um desastre. Os gestores júniores têm todo o direito de preferir música e "coltura" em vez de doenças e desastres. O pior é que esta primeira fase é o chamado bodo aos pobres, em que todos comem. Seguem-se os subsídios extraordinários às colectividades amigas e protegidas pela esquerda dura. Mais 50 mil para dança, mais 80 mil para concertos, mais 90 para taças, mais 110 mil para manifestações templárias, é um autêntico fartar vilanagem. Como nos velhos tempos de outrora. Conquistaram o poder, toca de saquear os cofres, enquanto houver. Felizmente apareceram enfim 4 mil votos a dizer Chega! Já estava a fazer-se tarde...

      Eliminar
    2. Estou em Tomar e acabei de me cruzar com a FF e o Hélder Henriques. Está um tempo miserável, para não dizer de merda.

      Não sei se já reparou que esse quinto de descontentes, os votantes chega, são abafados pelo método d'ont, quero com isto dizer que mesmo o Chega aproximando-se do PS em percentagem, e é dificil de os ultrapassar porque o PS é uma máquina bem oleada, e o método d'ont dá-lhes sempre um mandato a mais.

      Eliminar
    3. Percebo o seu raciocínio, mas repare: Houve mais 2.360 votantes, num universo eleitoral com menos 3.964 inscritos. E o Chega averbou 4.598 votos em Tomar. O que mostra, no meu entender, que mesmo comprando votos, os socialistas nabantinos dificilmente vão ganhar em Outubro 2025. Com que novos eleitores, se assim já estão em quase igualdade com o PSD desde 2013, e as broncas vão-se sucedendo?

      Eliminar