terça-feira, 12 de março de 2024

Imagem copiada de Tomar na rede, com os agradecimento de TAD3.

Rescaldo das legislativas 2024

Uma vitória socialista acanhada 

num concelho conservador em crise crescente

Um leitor habitual teve a amabilidade de me avisar, num comentário à prosa anterior, que não posso comparar as legislativas com as autárquicas, porque as pessoas votam por considerações políticas numas e pessoais noutras. Queria ele dizer que não devo comparar, porque lá poder posso. Prova disso é que já o fiz e vou insistir, por me parecer interessante e eventualmente educativo.
Em Tomar, após gastar milhões em festas, concertos e subsídios durante 11 anos, o PS conseguiu ganhar à rasca. 29,82% contra 28,63% para a AD, o que representa uma diferença de apenas 263 votos. Falha dos socialistas, ou da AD? De ambos, num concelho muito conservador. Nas autárquicas de 2013, o PS venceu o PSD com uma margem de 281 votos. Ou seja, 11 anos depois, e após milhões gastos em promoção eleitoral variada, acaba por perder mais 18 votos. Rico esforço! O problema é que em 2013 o terceiro contendor eram os entretanto desaparecidos IPT, com 3094 votos, e agora é o Chega, que arrecada 4.598 votos, um bom prenúncio para os de Ventura em 2025.
O PS ganhou portanto, num concelho conservador e em crise crescente, como aconteceu em Abrantes e em Torres Novas. Mas olhando para concelhos mais virados para o futuro e para a inciativa privada, o que se vê só pode assustar o pessoal da chamada esquerda empedernida. Os tais que não mudam haja o que houver, porque se consideram "de antes quebrar que torcer". "25 de Abril sempre!" Teimosos, obstinados e companhia, que agora são resilientes, como dizem os anglo-saxónicos que não somos.
Em Leiria, a AD venceu com 38,69%, com o PS em 2º e apenas 19,52%, logo seguido pelo Chega com 18,38%. Em Pombal é ainda mais assustador. A AD ganhou com 40,60%, o Chega ficou em segundo, 20,72%, e o PS em 3º com apenas 18,28%. E que dizer do Algarve das nossas férias balneares, onde o Chega ganhou em cinco dos 16 concelhos? Quem diria?
Isso é lá longe, dirão os tais esquerdistas empedernidos, habituados à mama, Pois é. Mas mesmo aqui ao lado, em Ourém, a AD averbou 45,57%, o Chega 23,42% e o PS só 13,59%. Milagre de Fátima? Ou a confirmação de que Tomar é cada vez mais um armazém de velhos conservadores casmurros, mal liderados por adolescentes a armar em adultos competentes, incapazes de encarar as coisas como elas são?


7 comentários:

  1. Faltou dizer, para não me repetir, que em Tomar o PS ganhou com pouca margem, no meu entender porque apresentou a melhor lista. Controlando o aparelho distrital, colocaram Hugo Costa em 2º, enquanto Ferromau aparecia em 9º. Os tomarenses podem ser realmente tacanhos, mas não são néscios. De asneira em asneira o PSD nabantino continua a sua via dolorosa, culpando os outros pelos erros que vai cometendo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lista de deputados tem pouca relevância. A minha percepção é que os Tomarenses, e os portugueses em geral, são apolitizados. Repare que o partido mais votado é SEMPRE o mesmo, a ABSTENÇÃO. Se o Professor for ver as visualizações das reuniões de câmara e de assembleia municipal são pouco mais de duzentas em trinta e tal mil eleitores. Se o Zé Gaio for fazer um inquérito á sexta feira no mercado municipal a perguntar quem é o presidente da assembleia municipal aposto 1000 euros consigo que menos de 10 % sabem a resposta.

      Eliminar
    2. Não escrevi que a lista de candidatos a deputados tem relevância. O que disse foi que o PS apresentou a melhor lista, para os tomarenses, pois era a única que praticamente garantia um tomarense na AR. O resultado aí está.
      Você tem razão. Há poucos tomarenses interessados pela política. A maioria da população nem quer ler sobre política. Mas há também uma franja politizada, bem informada, e esses só podiam votar PS, para garantir o representante nabantino na AR, ou Chega, para protestar. Foi o que aconteceu, creio eu.

      Eliminar
    3. Você veja as páginas de Facebook dos partidos de Tomar, PS e PSD. Têm muito poucos seguidores e quando metem uma qualquer publicação muito poucas pessoas reagem com um gosto, tristeza, adoraram, etc...

      Nenhum dos políticos que foram a votos tinha interesse, nenhum deles me fascinava, nenhum deles sabia comunicar. O mesmo acontece em Tomar, nenhum deles me cativa, quer o Cristóvão ou o Carrão, muito menos o gajo do Chega. A maior qualidade num político é o sarcasmo, o sentido de humor inteligente, humor britânico. Se eu votasse em Tomar, o que não é possível porque não sou residente como sabe, apesar de ter habitação própria, desenhava um pénis erecto no boletim de voto a mandar-los para aquele sítio, seria voto nulo obviamente.

      Eliminar
    4. Ó professor, como e muito bem lhe chama o comentador mor, mas qual é a duvida do PSD local apontar um possivel eleito em 9º? claro que sabe, não há neste momento em Tomar ninguêm com traquejo e vontade de lutar por um concelho onde ninguêm com capacidade para isso foge, ficam os dependentes, e há muitos encapotados, e cá para mim já se estam a posicionar, porque sabem que isto não chega ao fim, e sempre são 3000 pacotes por mês, fáz cá um jeito a alguns empresários falidos, acho que a fila vai longa, assim como a noite por aqui, passe bem.

      Eliminar
    5. Não é só o salário que é aliciante. E o prestígio? E os conhecimentos? E os contactos? Não têm preço, não há nada que pague isso. A Anabela Freitas, técnica de emprego, arranjou um tacho no turismo do centro á pala da política. Qualquer empresário tem todo o interesse em aceder a um cargo destes, tipo presidente da câmara, passa a gestão do negócio para outra pessoa dconfiança e avança. Se vir a página da empresa do Eng.Carrão vai ver que ele fez vários trabalhos para organizações políticas como a câmara de ourém (PSD) Atenção que não estou a criticar, não estou a dizer que o Eng.Carrão fez algo de ilegal, estou apenas a constatar um facto. Grato por me seguir e ler o que eu escrevo.

      Eliminar
  2. Deixo-lhe uma sugestão de um partido que se falou muito nas últimas horas: pesquise no google o cartaz do ADN da vaca a peidar-se, publique e comente. Está excelente.

    ResponderEliminar