terça-feira, 21 de novembro de 2017

Vêm mesmo a calhar

A sempre bem informada Rádio Hertz noticia que vamos ter umas jornadas de psiquiatria, no Hospital e no Hotel dos Templários. Vêm mesmo  a calhar. Para tranquilizar. Numa altura em que alguns eleitos dão mostras de problemas psíquicos que só os médicos psiquiatras têm autoridade e competência para qualificar, tranquiliza saber que Tomar tem uma valência de psiquiatria no seu hospital, com internamento e tudo. Nada melhor que prevenir, para evitar ser depois forçado a remediar.

Resultado de imagem para imagens hospital de tomar

A maioria da população tomarense provavelmente nem se dá conta da atmosfera de irrealismo, de suave loucura que reina em Tomar, sobretudo na área política. Falta de cultura, falta de Mundo, falta de sentido crítico. Mas não é por ignorarmos as coisas que elas deixam de existir. Numa terra cujos autarcas acham normal ter duas pistas cicláveis numa mesma avenida da cidade antiga, coisa que não existe nem nas grandes metrópoles, reduzir lugares tradicionais de estacionamento, fechar alguns eixos fundamentais à circulação, ou atribuir aos bombeiros municipais a tarefa de baixar/subir pilaretes na Corredoura, e agora também abrir e fechar o portão da Mata Nacional aos fins de semana; numa terra em que a autarquia tem dívidas superiores a 20 milhões de euros, mas apesar disso financia eventos sem entradas pagas, que custam mais de 100 mil euros; numa terra assim, parece-me óbvio que há cada vez mais problemas do foro psiquiátrico. Algo não bate certo! A começar por quem escreve estas linhas, pois  chega a altura em que uma pessoa não pode deixar de pensar na célebre pergunta retórica de sinhozinho Malta, na conhecida telenovela Roque Santeiro, abanando o pulso esquerdo para exibir o Rolex -"Estou certo, ou estou errado?!"
Texto excessivo, este? Olhe que não. Pense lá um bocadinho melhor. Porque será que a tradição popular nos ensina, desde há muitas décadas, que "De médico e de louco, todos temos um pouco"? Talvez para alertar que "Não há pior cego do que aquele que não quer ver". Não será?

1 comentário:

  1. De poeta, músico e louco todos temos um pouco.

    E assim vamos (des)andando nesta roda do Nabão sempre a chiar, a chiar, a chiar!!!

    E o Dr. António Rebelo a malhar, a malhar, sempre a malhar!!!

    A continuação de umas (muito) boas férias aí nas águas cálidas do Brasil, que nós por cá nos ficamos com uma seca dos diabos!!!

    ResponderEliminar