quarta-feira, 8 de novembro de 2017

OS SMAS QUE TEMOS

Fui à pesca na Net e encontrei isto: https://www.apfn.com.pt/estudoagua/mapa.php
Depois, com vagar, fui alinhando números. Alguma informação local já havia feito o mesmo, aqui por exemplo. Mas depois trataram o assunto com pinças. É o obrigatório salário do medo. Falaram de Vila de Rei e assim, mas omitiram que os SMAS Tomar também figuram nos quadros classificativos. E que classificações!
No distrito, ocupam o 17º lugar entre os 21 concelhos. E estão a piorar pois em 2015 eram 15º. A nível nacional são outra maravilha. 237º de 308 concelhos, tendo descido 7 lugares em relação a 2015.
Este ranking é elaborado pela APFN - Associação portuguesa de famílias numerosas, que para o efeito estabelece uma numerosa série de parâmetros. Temos portanto, em termos de relação preço-qualidade + facilidades para famílias numerosas, um dos piores SMAS do país, apesar dos exorbitantes preços pagos pelos consumidores tomarenses, designadamente devido às obrigatórias taxas agregadas.

Resultado de imagem para imagens SMAS Tomar

Acresce que fonte credível já garantiu a Tomar a dianteira 3 que o tarifário dos SMAS terá forçosamente de aumentar a curto-médio prazo, porque  a actual situação não é sustentável. Torna-se assim ainda mais criticável a atitude da autarquia tomarense para com a informação local, que controla na prática, como bem sabem todos os ligados ao meio. 
Quando qualquer entidade atribui uma distinção aos SMAS que temos, o facto é largamente propagandeado. Na circunstância, cabe até perguntar: "água e saneamento merecem selo de qualidade", diz a notícia. Os preços exagerados também? 
Inversamente, quando uma entidade estabelece um ranking distrital e nacional rigoroso, com dados objectivos sobre os diversos operadores que em cada concelho vendem água, tratamento de esgotos e recolha de resíduos sólidos à população, o silêncio é de oiro. E depois fingem-se surpreendidos, ao constatar que a população continua a dar corda aos sapatos, cada vez em maior número, na busca de melhores condições de vida. Pudera! Os senhores autarcas, em vez de procurar resolver os problemas, preferem tentar escondê-los.
Pobre terra. Triste gente.

1 comentário:

  1. Os SMAS de Tomar e o seu director delegado recusam a informação da data prevista para leitura regular do contador para depois cobrarem leituras extraordinárias marcadas por eles sem acordo com o cliente. Mais, o sr. Director Delegado não responde a carta com aviso de recepção nem a emails. Tenho provas que posso apresentar.

    ResponderEliminar